sexta-feira, 10 de abril de 2009

Os signos correspondentes aos apóstolos da Santa Ceia

.


Em 1495, Leonardo da Vinci foi contratado pelo Duque Lodovico Sforza para retratar na parede do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, a Santa Ceia que representa Jesus e seus apóstolos. Levou três anos para ser concluída (1495-1498) e foi baseada na passagem de João (13,21) onde Jesus revelou que um de seus doze apóstolos o trairia.

Com uma perfeita simetria geométrica, A Santa Ceia tem a capacidade de produzir um sentimento de equilíbrio e harmonia, pois é dotada de uma forma de meditação artística. Da Vinci associou cada apóstolo a um signo zodiacal. Por exemplo: Pedro, o fundador da igreja católica, é identificado pelo signo de sagitário, cujas características marcantes são: vitalidade, idealismo e expansividade. Isso significa que ele utilizou os elementos necessários para a expansão do cristianismo que também estão presentes neste signo, sagitário.

Na Santa Ceia, os apóstolos estão divididos em grupos de quatro. Leonardo Da Vinci usou o conhecimento da astrologia e astronomia (baseado em Ptolomeu - século 2 d.c) para compor a obra. As posturas e gestos dos apóstolos são expressões claras destes conceitos onde ele representou o conhecimento ocultista. Jesus não é representado por nenhum signo já que é o representante de todos eles. No seu lado esquerdo, existem seis apóstolos e no lado direito, mais seis.

A disposição (ou família) dos apóstolos é a seguinte (da esquerda para direita). Grupo 1: Bartolomeu – Peixes, Tiago menor – Aquário, André – Capricórnio. Grupo 2: Simão Pedro – Sagitário, Judas – Escorpião, João – Libra, JESUS ao centro. Grupo 3: Tome – Virgem, Tiago – Leão, Felipe – Câncer. Grupo 4: Mateus – Gêmeos, Judas Tadeu – Touro, Simão Cananeu – Áries.

Significado do posicionamento dos apóstolos

Bartolomeu (Peixes): Existem poucas informações sobre este apostolo e é provável que este fosse o sobrenome de Natanael. Jesus o chamou de "o israelita que não tem dolo" (Jô 1.47). Depois da ascensão de Jesus, ele teria sido missionário na Índia e crucificado de cabeça para baixo.
Características: compreensivo, atento, afetuoso e caridoso, encontrava solução para os mais variados tipos de problema. Emocional e introspectivo, sacrificou-se por sua fé.

Tiago Menor (Aquário): Filho de Alfeu (Mt. 10:3) é provável que seja irmão de Mateus e primo de Jesus (Mt. 27.56). Tinha semelhança física com Jesus. Teria pregado na Pérsia e depois crucificado.
Características: criativo, rebelde, imprevisível, imaginativo, intolerante, liderou movimentos. Aspirou por um mundo melhor.

André (Capricórnio): Irmão de Pedro, seu nome deriva do grego e significa varonil. Era forte, devoto, fiel e, como o irmão, pescador. Jesus o chamou para segui-lo (juntamente com Pedro) quando estava na praia. Viveu seus últimos dias em Citia, sendo martirizado em Patras. Teria sido crucificado numa cruz em forma de X.
Características: cauteloso, persistente, calmo, sério, perfeccionista e trabalhador.

Simão Pedro (Sagitário): O mais importante dos doze discípulos, "o apóstolo dos judeus" (Gl. 2.8), ficou conhecido como o homem rocha - Simeon (At. 15.14), que em aramaico significa rocha. Irmão de André era pescador.
Características: o mais religioso de todos, dotado de muita vitalidade, idealista, expansivo, por vezes contraditório, vai de um extremo ao outro quando contrariado.

Judas Iscariotes (Escorpião): a palavra aramaica iscariotes significa homem de Queriote. Ele se juntou aos demais discípulos nos primeiros dias (Mt 4.18-22) e era uma espécie de tesoureiro. Após a morte de Judas, os discípulos escolheram outro homem, Matias (At. 1.23) que significa "Dom de Deus".
Características: introvertido, espírito de transformação espiritual, determinado, motivado, realizador, dotado de fortes sentimentos, mistério.

João (Libra): Irmão de Tiago, filho de Salomé, tia de Jesus que assistiu a crucificação de Jesus (Mc. 15.40). Era chamado de "filho do trovão" (Mc. 15.40) por seu temperamento impulsivo. Foi o único que ficou ao pé da cruz. Jesus entregou sua mãe aos seus cuidados (Jô 19.26-27) Ele escreveu um dos evangelhos e cuidou de Maria até sua morte. Ao ser preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Pátmos, vivendo até idade avançada.
Características: cooperador, harmonioso, amante da paz, sociável, imparcial, espírito de conciliação, defesa, justiça.
(Obs: Dan Brown e muitos esoteristas entendem que o apóstolo sentado ao lado direito de Jesus não é João, mas Maria Madalena.)

Tomé (Virgem): Se juntou aos outros discípulos depois que Jesus foi crucificado (Jô 21 2-3). Tornou-se missionário na Índia. Características: apurador de fatos, humano, gosto pela perfeição, prudência, meticulosidade e poder de observação.

Tiago (Leão): Depois de Jesus ter convocado Pedro e Andre, o mestre o convocou quando consertava redes (Mc. 1.19). Na ocasião, ele estava com o irmão João (ambos responderam imediatamente o chamado de Jesus). Tiago sempre estava com o irmão; por isso eram chamados de "filhos do trovão" (Mc 3-17). Foi executado em 44 D.C. Foi o primeiro missionário cristão na Espanha.
Características: liderança, dramaticidade, orgulho, criatividade, vitalidade, confiança, fé inquebrantável em si mesmo, líder nato.

Felipe (Câncer): Estava em Betânia do outro lado do Jordão (Jô 1.28) quando Jesus o chamou. Estava presente no milagre da multiplicação dos pães. Teria pregado na França, sul da Rússia, Ásia menor e até na Índia.
Características – simpatia, sensibilidade, boa memória, caráter emocional, introvertido, tranqüilo.

Mateus (Gêmeos): Coletor licenciado, conhecido como "publicano". Um dia, Jesus ordenou a Mateus que “O seguisse” (Mt. 9.9). Sabia ler e escrever e, de todos os Evangelhos, o de Mateus é o mais influente. É provável que tenha passado os últimos dias levando a palavra de Cristo sendo martirizado em Nadabá em 60 D.C.
Características: curiosidade, adaptabilidade, espírito literário, perspicácia, comunicação aguçada, cerebral, anti-convencional.

Judas Tadeu (Touro): Mateus e Marcos dão referência em Mt.10:3 e Mc 3.18 e Lucas dá referência como Judas, filho de Tiago (Lc 6.16 e At. 1.13). Depois da crucificação pregou na Mesopotâmia e depois teria sido martirizado, morto a pedradas.
Características: calmo, paciente, estável, digno de confiança, prático, artístico, obstinado, generoso, tímido, estável.

Simão Cananeu /Zelote (Áries): Zelote significa zeloso e cananeu em aramaico também significa zeloso. Não existe refêrencia bíblica de quando ele se uniu aos outros apóstolos. Só existe o relato breve de que "se uniu ao mesmo tempo de Andre e Pedro, Thiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu" (Mt. 4.18-22).
Características: rápido, intenso, não conhece a palavra medo. Luta para manter a integridade e segurança dos seus.

(Monica Buonfiglio)

Um comentário:

  1. é incrivel mas meu signo é muito certo....leãO.MUITO LEGAL PARA QUEM CURTE ASTROLOGIA.ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.