(Creatas Images/Thinkstock)
Doenças degenerativas: com a morte dos neurônios, o cérebro
entra em um processo que dá origem a doenças como Alzheimer
O sinalizador para o início do desenvolvimento da doença poderia ser analisado com exame de sangue do paciente
O Alzheimer é uma doença degenerativa, que tem progressão gradual e pode levar décadas para se desenvolver. O estágio pré-demência, também chamado de comprometimento cognitivo leve (CCL), é caracterizado por sintomas súbitos que podem afetar as atividades diárias mais complexas. O CCL é considerado uma fase transitória entre o envelhecimento natural e o Alzheimer. Esse comprometimento cognitivo confere um risco maior ao desenvolvimento da doença, embora ele possa ter vários resultados distintos – como até mesmo uma melhora com retorno à cognição normal.
Pesquisa
A equipe usou a metabolômica, um método de alto rendimento, para produzir perfis de metabólitos associados com a progressão para o Alzheimer. Amostras de soro foram coletadas no início do estudo: quando do diagnóstico do Alzheimer, do CCL ou eram grupo de controle. Cinquenta e dois dos 143 pacientes com CCL progrediram para Alzheimer durante o período de acompanhamento de 27 meses. Uma assinatura molecular composta por três metabólitos medidos no início do estudo foi preditiva para a progressão do Alzheimer.
Apesar de não haver terapias para prevenir o Alzheimer, a detecção em estágio inicial é vital tanto para retardar o aparecimento da doença por meio de drogas, como para mudanças no estilo de vida e para avaliar o potencial terapêutico de alguns agentes. Segundo os pesquisadores, conhecer os caminhos metabólicos associados à progressão da doença pode ajudar a identificar novas estratégias para o tratamento.
Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre o Alzheimer:
*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.
.
Muito interessante essa matéria, trata-se de uma doença muito triste, perder as lembranças de uma vida.
ResponderExcluirUm abraço!
Berenice! Olá, tudo bem? Que notícia maravilhosa nos trouxe querida!!
ResponderExcluirSó o fato de poder haver uma possibilidade de prevero início desta triste doença meses ou até anos antes dos primeiros sintomas já é grande um achado!! Vou ficar atenta no encaminhamento das pesquisas, pois daí devem sair grande ideias para acabar e prevenir de uma vez por todas o mal de Alzheimer.
Muito obrigada!
Beijos!!!