domingo, 3 de fevereiro de 2013

No Facebook, a inveja em escala global

.



FALSA FELICIDADE -  Quando estudava em Milão, Laíse Nogueira exibia fotos sorridentes na web: “Meus amigos se mordiam, mas eu me sentia solitária por não estar com eles no Brasil
.

FALSA FELICIDADE - Quando estudava em Milão, Laíse Nogueira exibia fotos sorridentes na web: “Meus amigos se mordiam, mas eu me sentia solitária por não estar com eles no Brasil




No clássico A Conquista da Felicidade, de 1930, o filósofo britânico Bertrand Russell definiu um sentimento devastador: “De todas as características da natureza humana, a inveja é a mais desafortunada. O invejoso não só deseja a desgraça, como é rendido à infelicidade”. Russell entendia a inveja como uma emoção universal, que hora ou outra desperta em qualquer um. 

Morto em 1970, ele não se surpreenderia - pelo contrário, provavelmente acharia natural - com o fato de a internet, o meio de comunicação global que define nosso tempo, ser agora uma ferramenta a instigar esse sentimento angustiante. 

Não é difícil entender por que é assim. Só é possível invejar aquilo que se vê ou conhece, e a web multiplicou o que se pode saber sobre a vida alheia. 

Um estudo realizado pela Universidade Humboldt em conjunto com a Universidade Técnica de Darmstadt, ambas na Alemanha, publicado na semana passada, é a primeira tentativa de medir cientificamente a intensidade dessa emoção na internet. A conclusão é espantosa: uma em cada cinco pessoas ouvidas na pesquisa aponta o Facebook como a origem de sua experiência de inveja. 

Um bilhão de pessoas, um sétimo da população mundial, participam dessa rede social. O que fazem nela, basicamente, é colocar fotos, contar detalhes pessoais ou simplesmente fofocar. 

Sabe-se, pelas pesquisas, que parte considerável desses usuários mantém uma atitude passiva no Facebook. Apesar de passarem muito tempo on-line, limitam-se a seguir o que é postado por amigos que parecem ser mais felizes e saber aproveitar melhor a vida. 

Nesse cenário, eles se sentem solitários, excluídos do ciclo de atividade, felicidade e camaradagem on-line das outras pessoas. É nesse caldo de cultura que nasce a gama de emoções angustiantes dissecadas pelos pesquisadores alemães.





(Filipe Vilicic - Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/no-facebook-a-inveja-em-escala-global)
.

2 comentários:

  1. É assustador Berenice. A impressão que eu tenho é a maioria quer se exibir o que tem, onde viajou, etc. Começando pelo perfil. As pessoas fazem questão de mostrar onde trabalham, onde estudam, qtas línguas falam, etc. Esquecem de um detalhe: entregam de mão beijada dados pessoais aos bandidos.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, quanto tempo não é mesmo?
    Muito interessante o texto, mostra como as redes sociais podem, muitas vezes trazer consequências desagradáveis aos seus usuários.

    É por isso que tudo tem que ser com moderação!
    Alardear aos quatro ventos, a própria felicidade, pode resultar em problemas e intrigas por pessoas estranhas que não compartilham dos momentos felizes de outrem.
    Infelizmente as pessoas ainda precisam crescer muito e querer o bem uns aos outros. Enquanto isso não acontece, a amargura e a inveja continua se propagando em larga escala.

    Um beijo e obrigada por compartilhar o texto!
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.