quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saúde lança ferramenta para agilizar atendimento de usuários do SUS

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O ministro da Saúde Alexandre Padilha lançou nesta terça-feira (5) o Portal de Saúde do Cidadão (portal http://portaldocidadao.saude.gov.br) e o E-SUS Atenção Básica. A partir de agora, o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) poderá acessar as informações sobre o atendimento que recebeu na rede pública, como internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias.

O usuário também poderá acrescentar informações importantes relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, e anexar laudos de exames já realizados. O ministro também citou que a ferramenta permite que o cidadão possa se comunicar com o seu médico e inclusive receber orientações.

Ao acessar estas informações, qualquer equipe de saúde em qualquer lugar do Brasil poderá traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.

Segundo Padilha, o portal também possibilitará consulta a todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS e identificará pontos para retirada de medicamentos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.

E-SUS

O software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB) e uma ferramenta capaz de organizar a gestão do funcionamento das unidades básicas e que será ofertada gratuitamente a todos os municípios.

O Ministério da Saúde desenvolveu um sistema para ajudar o prefeito a gerenciar melhor a Unidade Básica de Saúde, controlar o horário do médico, a agenda e manter as informações do prontuário do cidadão disponíveis aos profissionais de saúde. Assim, o médico vai saber quais doenças aquele paciente tem, quais tratamentos e exames já realizou e poderá prestar um atendimento de melhor qualidade.

Segundo o ministro, a ferramenta irá proporcionar economia aos municípios.

Há municípios que chegaram a gastar até R$ 2 milhões para desenvolver um sistema próprio de informação. Agora, todos receberão de graça.




(Fonte: http://olhar-direto.jusbrasil.com.br/politica/103936092/saude-lanca-ferramenta-para-agilizar-atendimento-de-usuarios-do-sus)
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