domingo, 15 de fevereiro de 2009

José Saramago saúda Obama

.


O escritor português José Saramago saudou no seu blogue, "O Caderno de Saramago", a investidura de Barack Obama como Presidente dos EUA, afirmando que ele "nos veio dizer que outro mundo é possível".

Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, pergunta, no blogue, "donde saiu este homem?", não para lhe procurar traços biográficos, de que se afirma conhecedor: "Tenho aí a sua autobiografia, livro sério e sincero, além de inteligentemente escrito."

A pergunta que José Saramago faz visa antes manifestar a sua "perplexidade por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado, sombrio, terrível em mil dos seus aspectos, ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores, de responsabilidade pessoal e colectiva, de respeito pelo trabalho, também pela memória daqueles que nos antecederam na vida".

"Estes conceitos", prossegue Saramago, "que alguma vez foram o cimento da melhor convivência humana sofreram por muito tempo o desprezo dos poderosos, esses mesmos que, a partir de hoje (tenham-no por certo), vão vestir à pressa o novo figurino e clamar em todos os tons: 'Eu também, eu também.'"

Ao interpretar o discurso de investidura de Obama, Saramago, assumidamente comunista, sugere que o novo Presidente dos Estados Unidos "deu-nos razões (as razões) para que não nos deixemos enganar. O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados."

"No fundo", remata o escritor, "o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível. Muitos de nós já o vínhamos dizendo há muito. Talvez a ocasião seja boa para que tentemos pôr-nos de acordo sobre o modo e a maneira. Para começar."



(Fonte: Agência LUSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.