sábado, 16 de outubro de 2010

O Príncipe (Maquiavel) - Resumo do livro

.






 
Toda ação é designada em termos do fim que se procura atingir. 
 
 
O Príncipe é dirigido a um príncipe que esteja governando um Estado, e o aconselha sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel. 
 
Começa descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afeta a forma de governo do príncipe. Também ensina como um príncipe pode conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele. Ex: Principados hereditários, por já estarem afeiçoados a família do príncipe é mais fácil de mantê-los. 
 
O difícil é manter os principados novos que na verdade não são novos, e sim mistos por terem sido incorporados a um Estado hereditário. 
 
Consideram-se inimigos do príncipe todas as pessoas que se sentiram ofendidas com a ocupação do principado. 
 
Maquiavel apresenta os problemas e as dificuldades, e isso tudo é demonstrado de uma forma que parece não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresenta não só a solução para os problemas como também conselhos, os quais o governante deve seguir se quiser ser bem sucedido. 
 
Se um príncipe anexa um Estado a outro mais antigo, e sendo este da mesma província e da mesma língua, ele será facilmente conquistado. Porém, para mantê-lo deve-se extinguir o sangue do antigo governante e não alterar as leis nem os impostos. Agindo dessa forma, em pouco tempo está feita a união ao antigo Estado. 
 
Também numa província diferente por línguas, costumes e leis, faça-se o príncipe de chefe e defensor dos mais fracos, e trate de enfraquecer os poderosos da própria província, e de salvaguardar-se para que não entre um estrangeiro tão poderoso quanto ele. 
 
Maquiavel afirma que quando se utiliza as colônias, os únicos prejudicados serão aqueles que perderem suas terras, mas estes sendo minoria não poderão prejudicar o príncipe, ou seja, o meio utilizado para se fazer as colônias pode até não ser o mais correto, mas se o fim for bom, o meio foi justificado.
 
Um outro ponto interessante é quando o autor diz que o príncipe deve se fazer defensor dos mais fracos. O que na verdade ocorre hoje em dia, pois muitos políticos se utilizam dessa tática para conquistar a confiança do povo e conseguir mais votos.
 
Outro detalhe muito importante que pode ser percebido no decorrer de toda obra são os exemplos históricos. Maquiavel fundamenta toda a sua teoria na história dos grandes homens e dos grandes feitos do passado, afirma que um príncipe deve seguir os passos desses homens poderosos, que alguma coisa sempre se aproveita. 
 
O aspecto marcante de sua obra é quando são tratados os meios de se tornar príncipe, que podem ser dois: pelo valor ou pela fortuna. Entretanto ele adverte que aqueles que se tornaram príncipes pela fortuna tem muita dificuldade para se manter no poder. Porém, a fortuna e o valor não são as únicas formas de se tornar príncipe. Existem outras duas: pela maldade e por mercê do favor de seus conterrâneos. 
 
É melhor ser amado ou temido? 
 
A resposta de Maquiavel é que o melhor é ser as duas coisas, mas como é difícil reunir ao mesmo tempo essas duas qualidades, é muito melhor ser temido do que amado, quando se tenha que falhar numa das duas. 
 
Há na obra um esboço de sugestão de que o novo príncipe terá chegado ao poder, devido a uma conjugação do destino com o próprio valor e de que, para conservar o controle, ele será obrigado a agir com grande sutileza e mesmo com astúcia e crueldade.
 
No capítulo inicial d´ O Príncipe, Maquiavel postula haver duas principais vias pelas quais se adquire um principado: pelo exercício da virtú ou pelo dom da fortuna. Algumas figuras maquiavélicas Moisés, Ciro e Rômulo "criaram grandes e duradouras instituições", devido à virtú. Já a decadência de Cesare Borgia foi decorrente da fortuna que o abandonou. 
 
Por intermédio de uma história comparada, Maquiavel conclui que apenas por meio da virtú um príncipe pode vencer a instabilidade da fortuna e assim conservar seu estado. 
 
A um príncipe pouco devem importar as considerações se é amado pelo povo, mas, quando este é seu inimigo e o odeia, deve temer tudo e a todos. 
 
(Fonte: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_40376.html)

76 comentários:

  1. Berenice tenho que lhe dar os meus mais sinceros parabéns pois mais uma vez venho em um de seus post e faço a constatação de um belíssimo tema: A Obra de O Príncipe (Maquiavel) - Resumo do livro que penso ser Lido Pelo Bons Políticos da atualidade, mas infelizmente sabe se que outros tipos que fazem a nossa política brasileira que em outros tempos e talvez até hoje preferem a leitura de : Karl Marx - que pesquisei Wikipédia, a enciclopédia livre - 19:13 Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista ...Biografia - Pensamento - Críticas - Obras pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx - Em cache - Similares
    Fiz esta Pesquisa no google para complementar seu tema:
    http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGLL_pt-BRBR338BR338&q=Karl+max

    ResponderExcluir
  2. Na minha humilde opinião não tão embasada como dos outros comentaristas e pelo meu pequeno entendimento da obra ja que ja fiz uma leitura a considero um dos livros mais importantes de todos os tempos ja que serve de exemplo para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do resumo ,imparcial.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito desse resumo falou tudo que eu precisava para meu trabalho de historia
    Parabens!♥

    ResponderExcluir
  5. muito bom, foi bem util no que precisava.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. vlw doida ;D
    eh nóix!
    agora vo tirar 10 em filosofia
    HUAUHSAUHASUHASUHAS

    ResponderExcluir
  7. Todo homem devi ter um penssamento que vai de acordo com asua personalidade espiritua

    ResponderExcluir
  8. Todo homem deve ter uma visao que permet vet oje ,amanha e senpre para permitir uma avaliasao global

    ResponderExcluir
  9. muito bom.já li o livro e realmente quem resumiu é demais.

    ResponderExcluir
  10. nossa o cara saca e planeja bem d mais...

    ResponderExcluir
  11. ja li o livro e vc fez um resulmo realista da obra
    E ñ posso dechar de falar que este livro fala francamente a reaslidade de nossa sociedade uma sociedade falsa e mesquinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE ESCREVE "DEIXAR" E NÃO "DECHAR".

      Escrevendo assim, parece que nao tem nenhuma "bagagem cultural" que da origem a critica.
      Fica seco....

      Excluir
    2. Sem contar que o cidadão ainda escreve "resulmo" e "reaslidade" !

      Excluir
  12. Maquiavel era uma genio da epoca e pode-se dizer que uma frase que se encaixa perfeitamente a nossa sociedade que ele sita é (Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que és.)

    ResponderExcluir
  13. muito bom! era oq procurava.

    ResponderExcluir
  14. Eu queria saber onde o livro foi publicado se pode me da essa resposta?

    ResponderExcluir
  15. kkkkk éh, acho que vai dar pra tirar boa nota no seminário de História!
    Brigado!

    ResponderExcluir
  16. Tem uma passagem muito importante que nao me foi bem clara: onde ou aque ponto Maquiavel afirma que os fins justificam os meios?

    ResponderExcluir
  17. Assim, também é a Republica de Platão, só que o bem emana da alma, e um bom governantes deve as virtudes sua boa atuação...

    ResponderExcluir
  18. Kkkkkkkkkk Vo copiar para um trabalho

    ResponderExcluir
  19. alguem ja fez um paper sobre o livro O principe??? estou precisando

    ResponderExcluir
  20. Nossa muito obrigada me ajudou bastante! Parabens

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que lixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Me ajudou muito, vou tirar um 10 em história, haha'

    ResponderExcluir
  23. Muito bom , prático e objetivo .

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu resumo pois ele fala tudo que eu preciso e explica muito bem.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada to fazendo o meu trabalho e ele ajudou muitooo vale:p

    ResponderExcluir
  26. Gotei muito ajudou muito no meu trabalhoo

    ResponderExcluir
  27. Depois de ler o resumo, e ver os comentários. Conclusão somos pessoas que desejamos o poder custe o que custar até mesmo ler, quando não gostamos, mais essa sociedade nos obriga a fazer parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É parece que nessa sociedade, todos somos alienados, e não adianta falar que é por causa da televisão e blablabla, ta certo que ela tem uma parcela de culpa, mais o maior culpado dessa alienação somos nos mesmos.

      Excluir
    2. O mais patético, é ver pessoas fazendo comentários e críticas escrevendo "mais" no lugar de "mas".

      Excluir
  28. aameeeeeeeeeeeeeeeei mto *-*

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pelo resumo, tenho que honrá-la. PArabéens!

    ResponderExcluir
  30. Azevedo Pereira!
    azevedopereirapolitico@gmail.com

    Não sei por que! Mas sei porque! Porque meus compatriotas aprenderam tão bem as maracutaias do poder! Será porque não leram ou leram! Estou a pensar, no que se passa na cabeça deles!

    ResponderExcluir
  31. AZEVEDO PEREIRA
    azevedopereirapolitico@gmail.com

    Será por que! Por que será! Há eu imagino é porque a maioria dos politicos brasileiros não leram o livro e aprenderam errado a fazer tão certo as maracutáias politicas nos poderes politicos brasileiros. Tem Presidente até que não sabe por que na sua ante-sala, fazem croche de mensalão, lá no congresso chega até cassar senador, deputado; mas no Supremo tudo é arquivado! Será por que?

    ResponderExcluir
  32. muito bom resumo, foi imparcial e interessante para quem nunca leu o livro terá uma ideia basica do que se vai ler.

    ResponderExcluir
  33. Muito bom, sou estudante de Direito e estou fazendo um trabalho! Contribuiu bastante para a complementação do mesmo.

    ResponderExcluir
  34. Resumo perfeito ! Adorei, agora vou procurar comentários de especialistas sobre o livro... Que por acaso eu li e adorei ;D

    ResponderExcluir
  35. Muito bom, um trabalho importante e de grande significado para aqueles que querem realmente se apoiar em textos que fazem a diferença quando se trata de conhecimento e sistematização de ideias, parabéns recomendo sem receio e certa da originalidade do mesmo.

    ResponderExcluir
  36. gostei muitodeste resumo,altamente esclarecedor...

    ResponderExcluir
  37. muito bom.mesmo altamente esclarecedor..

    ResponderExcluir
  38. Baixar o Documentário - Grandes Livros - Maquiavel - O Príncipe - http://mcaf.ee/j502d

    ResponderExcluir
  39. Baixar o Documentário - Grandes Livros - Maquiavel - O Príncipe - http://mcaf.ee/j502d

    ResponderExcluir
  40. Ameei o resumo! E o livro é sensacional.
    -Uma frase marcante de Maquiavel é: “Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que és.” Eu levo essa mensagem ao pé da letra, a sociedade julga muito as pessoas pelo que elas aparentam ser e não pelo que são de verdade!
    -“os fins justificam os meios”, uma frase curta mais de muito valor. Às vezes fazemos coisas que muitos vão dizer que não se tem um porque ou julgam nossas decisões, mas depois que todo esforço é retribuído, que todo trabalho é finalizado e se tem um bom resultado, quem antes julgava se cala e não discute mais sobre os atos passados.

    ResponderExcluir
  41. adorei parabéns esse livro e muito complicado mais e muito bom ^*^

    ResponderExcluir
  42. vlws aew !! Amanha tenho prova d filo e agr ta td mais sclarecido... u.u

    ResponderExcluir
  43. Obrigada por ter escrito esse resumo. vou usa-lo como bese para meu remo descritivo na matéria de filosofia.
    Continue fazendo resumo vecê é um gênio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  44. Cara muito bom mesmo, é tudo que eu sabia só que enriquecido com varios detalhes. Parabéns não é facio resumir O príncipe.

    ResponderExcluir
  45. gostei muito desse resumo falou tudo que eu precisava para meu trabalho de historia
    Parabens!

    ResponderExcluir
  46. muito bom esse resumo, parabéns! vai me ajudar muito no trabalho de ciência politica! Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. sinto tanto querida, mas plagio é crime!
    http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_40376.html
    Voce sera interrogada na delegacia mais proxima, a nao ser que apague seu resumo
    procuraremos por voce!

    ResponderExcluir
  48. Plágio: O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio}

    Fique à vontade de me processar por plágio, pois em nenhum momento me apropriei do texto ou assumi sua autoria. Note que citei o site de onde tirei a postagem.
    (Fonte: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_40376.html).

    Nunca posto nada em meu blog sem citar a fonte, portanto...

    Você é que deveria se envergonhar, pois além de não prestar atenção e aparentemente não saber o sentido do que fala, vem, de forma ANÔNIMA, fazer ameaças infundadas.

    Berenice Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEM DÚVIDA MAQUIAVEL É TECNICAMENTE O MELHOR CAMINHO PARA ÊXITO DE UM GOVERNO ATÉ HOJE FORMULADO. E É RECONHECIDO POR TODOS ESTUDIOSOS NO ASSUNTO.
      PARABÉNS POR SEU RESUMO MUITO BEM ELABORADO.

      Excluir
  49. gostei muito muito interesante e de fácil entendimento para os estudantes como eu !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Muito bom, maravilhoso. Gostei deste resumo me ajudou bastante no que estava precisando!!!

    ResponderExcluir
  51. Muito bom, espero encontrar mais resumos relacionados a política :)

    ResponderExcluir
  52. O livro é útil no sentido de aprender o que não se deve fazer. É lastimável que pessoas ainda hoje em dia "estudem" Maquiavel com a intenção de aplicar profissionalmente doutrina tão maléfica. Não conseguem alcançar que essas atitudes podiam valer para a Idade Média, e que nos dias de hoje é primordial que se pense em termos de solidariedade.

    ResponderExcluir
  53. O livro é útil no sentido de aprender o que não se deve fazer. É lastimável que pessoas ainda hoje em dia "estudem" Maquiavel com a intenção de aplicar profissionalmente doutrina tão maléfica. Não conseguem alcançar que essas atitudes podiam valer para a Idade Média, e que nos dias de hoje é primordial que se pense em termos de solidariedade.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns!!! Muito esclarecedor seu resumo.

    ResponderExcluir
  55. vlws pelo resumo ae me ajudo em historia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.