quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carta de Danie Karam, à Presidente Dilma

.







Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. 


Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. 

Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. 

Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. 

Engula que a senhora deu "é" sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas de pedirem socorro. Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! 


Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. 

Não se emocione. Acione! 

Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade. 

Não faça um discurso. Mude o percurso. Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela TV aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Não, presidente. Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. Não pode chorar sua inércia. Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. 


Engula o seu choro, presidente. O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. 

Engula o choro, presidente."

Danie Karam


*****************


Nota do Blog: Somente hoje (01/02/2014) fui informada que a autora da carta não é Marcella Martins, mas Danie Karam.

http://pipocapimentaepoesia.com.br/2013/02/01/os-bastidores-da-carta-engula-o-choro-dilma/
.

14 comentários:


  1. Estimada Marcella,

    Endosso inteiramente o conteúdo do seu desabafo emocionado, mas também lúcido e contudente, mostrando que não é mais um rosto encenadamente contraído junto com as repetidas e inócuas promessas " de que vamos fazer ", conseguem ludibriar a nossa intelegência, ao ponto de sabermos a verdade " verdadeira " - descaso-desprezo pela população

    Um abraço solidário
    Frederico Pires

    ResponderExcluir
  2. Quem é Marcella Martins??? jornalista, vítima ou mais uma brasileira indignada??? Quem é ela??

    ResponderExcluir
  3. Quem é ela, existe? Gostaria de dar publicidade também, mas não sem saber de quem se trata.
    Obrigado, Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Este texto é da Dannie Karam : http://pipocapimentaepoesia.com.br/2013/01/27/engula-o-choro-presidente/, por favor, deem os créditos a ela.

    ResponderExcluir
  5. Quem Marcella Martins? É familiar de alguma vítima? Se for, entendo a mágoa. Talvez, também fizesse o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Veja que agora prefeitos estão tomando providências (nesse momento). Me sinto envergonhada por esses elementos, que só pensam em troca de função, cargo, partido, poder... Me dá nojo!! A gente tbém viu ela chorando na Chacina em Realengo, governador de SC (Raimundo Colombo)fazendo descaso com policial, professor.... Não dá mais pra aguentar tanto verme inútil no poder público. Aqui na minha cidade, se matam pelo poder, brigas de socos na câmara municipal. Candidato á prefeito não comparece á debates, tá uma zona esse país. Uma desgraça, falta de respeito e consideração. Veja vocês que 40% da cidade de Criciúma não sabe quem é o atual prefeito. Não duvido que essa porcentagem não saiba quem é essa mulher que chorou. Triste... muito triste...ver essa colonada brigando pelo poder, um quer TER e MOSTRAR mais que o outro, é só isso que eles sabem fazer. Não sabem o qto são CAFONAS!!!

    Cristiane Milioli

    ResponderExcluir
  7. Este texto é da Dannie Karam : http://pipocapimentaepoesia.com.br/2013/01/27/engula-o-choro-presidente/, por favor, deem os créditos a ela. Ela é uma das jornalistas do Be Style....

    ResponderExcluir
  8. Cara Marcella Martins, entendo sua indignação, pois provavelmente você conhecia alguns dos jovens que foram vitimas da tragédia...
    No entanto gostaria de fazer algumas observações... De acordo com as varias reportagens veiculadas, em momento algum os seguranças tiveram ordens para não deixarem os as pessoas saírem. Pelo contrario no primeiro momento, quando perceberam a movimentação, foram averiguar a situação, pois não sabiam o que estava acontecendo, além de não terem acesso visual ao salão. Quando tiveram noção do que estava acontecendo rapidamente liberaram a saída... Entendo que essa seria a reação de qualquer pessoa que estivessem no lugar deles... no entanto vende e comove mais, a noticia de que “eles não deixaram as pessoas saírem” ou que os donos do estabelecimentos “fecharam as portas como numa câmara de gás”. Outro ponto é que o principal órgão que poderia evitar que o acidente ocorresse é o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul... Este sim deveria ser o foco de seus argumentos. Não concordo e ao mesmo tempo me sinto ofendido quando você diz que “para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles (funcionários, bombeiros) dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis” Sou Bombeiro Militar do estado da Paraíba e posso afirmar que a maioria dos funcionários são pessoas de bem que não desviam de regulamentos e leis.
    É muito simples culpar uma pessoa ou um grupo de pessoas e pedir punição. Talvez você não saiba, mas quem governa o nosso país são nossos legisladores, que inclusive possuem poder para derrubar o veto do presidente. O Estado não é composto apenas pelo cargo de presidente da republica... Ou você acha que o governador do seu estado, os deputados do seu estado, o prefeito e vereadores da cidade e o ministério público não podem, ou não poderiam, fazer alguma coisa? A mudança que você tanto clama não vai começar de cima pra baixo e sim pela base. E o que você tem feito pra mudar isso? Quantas vezes você foi a um estabelecimento e procurou saber onde ficam as saídas de emergências e os extintores? Aliás, você sabe usar um extintor? Se não, você deveria saber, pois acidentes acontecem independentemente de políticos ou funcionários. Atenciosamente, Junior Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Regivaldo Paz,

      Concordo com grande parte do que voce escreveu, porém não entendo quando voce diz se sentir ofendido referindo-se ao texto da carta de Danie Karam que diz :“para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis”. No meu entendimento ela se refere aos órgãos fiscalizadores do govêrno (neste caso, da Prefeitura Municipal de Santa Maria)que ao negligenciar de suas atribuições, permitiu que essa casa noturna funcionasse sem cumprir as normas básicas de segurança. Admito não conhecer a lei sobre o assunto, mas acho que essa fiscalização deveria ser obrigatória e periódica, com exigência de apresentação de alvarás e laudos técnicos de engenharia e segurança (bombeiros).

      O texto de Danie Karam diz "Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo." Acho que a opinião dela reflete a minha, os bombeiros ganham muito pouco para realizar o trabalho maravilhoso que todos nós conhecemos.

      Um abraço, Manoel Fernandes

      Excluir
  9. Cara Marcella Martins, entendo sua indignação, pois provavelmente você conhecia alguns dos jovens que foram vitimas da tragédia...
    No entanto gostaria de fazer algumas observações... De acordo com as varias reportagens veiculadas, em momento algum os seguranças tiveram ordens para não deixarem os as pessoas saírem. Pelo contrario no primeiro momento, quando perceberam a movimentação, foram averiguar a situação, pois não sabiam o que estava acontecendo, além de não terem acesso visual ao salão. Quando tiveram noção do que estava acontecendo rapidamente liberaram a saída... Entendo que essa seria a reação de qualquer pessoa que estivessem no lugar deles... no entanto vende e comove mais, a noticia de que “eles não deixaram as pessoas saírem” ou que os donos do estabelecimentos “fecharam as portas como numa câmara de gás”. Outro ponto é que o principal órgão que poderia evitar que o acidente ocorresse é o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul... Este sim deveria ser o foco de seus argumentos. Não concordo e ao mesmo tempo me sinto ofendido quando você diz que “para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles (funcionários, bombeiros) dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis” Sou Bombeiro Militar do estado da Paraíba e posso afirmar que a maioria dos funcionários são pessoas de bem que não desviam de regulamentos e leis.
    É muito simples culpar uma pessoa ou um grupo de pessoas e pedir punição. Talvez você não saiba, mas quem governa o nosso país são nossos legisladores, que inclusive possuem poder para derrubar o veto do presidente. O Estado não é composto apenas pelo cargo de presidente da republica... Ou você acha que o governador do seu estado, os deputados do seu estado, o prefeito e vereadores da cidade e o ministério público não podem, ou não poderiam, fazer alguma coisa? A mudança que você tanto clama não vai começar de cima pra baixo e sim pela base. E o que você tem feito pra mudar isso? Quantas vezes você foi a um estabelecimento e procurou saber onde ficam as saídas de emergências e os extintores? Aliás, você sabe usar um extintor? Se não, você deveria saber, pois acidentes acontecem independentemente de políticos ou funcionários. Atenciosamente, Junior Paz

    ResponderExcluir
  10. UAI MAS QUEM ESCREVEU ISSO .... FOI DAIANE KARAM OU MARCELA MARTINS????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem escreveu a carta foi Danie Karam. Inicialmente a carta foi publicada no blog como sendo de autoria de Marcella Martins porque, quando tomei conhecimento da sua existência (recebida por email), ao verificar sua autenticidade, encontrei uma pessoa com este nome que trabalha em um órgão público no RS. Após a publicação fui procurada pela Danie Karam e, imediatamente corrigi o erro, dando a ela o devido créditos.

      Excluir
  11. Tudo bem,Dani
    Concordo com sua indignação pela verdadeira tragédia que se abateu sobre Santa Maria...Concordo com quase tudo que disse na sua carta... Mas não aprovo a falta de respeito com nossa presidente. Aliás, sua pressa em atribuir culpa do acontecido ao governo federal,põe em dúvida suas verdadeiras intenções:Se realmente ficou comovida com os tristes acontecimentos que vitimou tantas pessoas jovens, principalmente,ou apenas se aproveitou de uma situação tão trágica para aparecer e marcar suas preferências políticas.Se a segunda hipótese for a verdadeira você já marcou um "golaço":Aqui,em Belo Horizonte, sua carta foi lida no ar, com muita ênfase,pelo titular de um programa matinal,na rádio mais popular da cidade.Você foi apresentada como "estudante de jornalismo" e foi muito elogiada pela turma do referido programa.Parabéns prá você mas,na minha modesta opinião e sendo verdade que estuda jornalismo você apenas fez côro com a maioria de nossa grande mídia-incluindo a tal rádio- partidariamente comprometida no propósito de denegrir o govêrno atual que, iniciado por Lula, tem em Dilma uma continuadora com intensa aprovação popular! Desculpe-me a franqueza, mas censurar o chôro de nossa presidente, negando-lhe o direito de se comover diante de tamanha tragédia foi de uma grosseria digna de facções contrárias.
    Só para ilustrar meus comentários: Diante daquele estúpido episódio onde um louco entrou e matou dezenas de crianças em uma escola americana,o presidente Obama também chorou...Neste triste e absurdo caso, a facilidade com que esse louco,armado até os dentes, invadiu uma escola infantil, ficou provado que o pais mais poderoso do mundo também tem suas falhas...E ninguem mandou o presidente americano "engolir o chôro".







    '

    ResponderExcluir
  12. Faço a minha parte escrevendo no meu blog WWW.PROCONSTITUICAO.COM.BR para um Brasil melhor a LONGO PRAZO.

    Engula o choro, presidente Dilma!

    Escrevi no meu blog www.proconstituicao.com.br a matéria da carta enviada para a Presidente Dilma e fiz algumas considerações.

    VAMOS DIVULGAR A CARTA.
    ----------------------------------------------------------------------------------



    Carta de Marcella Martins SANTA MARIA e a CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    Recebi no dia 13 de fevereiro de 2013 um email de um amigo que continha uma carta para a presidente Dilma. Esta carta sugeria que a presidente Dilma deveria engolir o choro e agisse de uma forma mais eficaz e acionando uma série de órgãos públicos para acabarem de uma vez por todas com os problemas de nosso país. A carta de Marcella traduz todo um sentimento de tristeza e revolta pelo acidente que aconteceu na Cidade de Santa Maria. De uma forma trágica, morreram jovens estudantes que estavam se divertindo em uma casa noturna e que tinha uma infraestrutura fraca para suportar uma grande quantidade de pessoas. A carta de desespero sugere que a presidente Dilma faça alguma coisa para que esses problemas sejam eliminados de uma forma rápida e para sempre. A carta esquece, porém, que estamos em um país democrático e não autoritário e ditatorial como era antes da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Temos os poderes executivo, legislativo e judiciário independentes e harmônicos entre si onde um não pode entrar na competência do outro. A presidente não pode fazer muita coisa governando somente através de Medida Provisória e o cargo de presidente, além de tratar dos assuntos internacionais, na verdade tem que ser a de um conciliador porque ele está sempre com as mãos atadas dependendo sempre do legislativo e do judiciário para dar continuidade as suas propostas para o país.

    Sei que é uma carta dura e difícil de escrever, mas não é justo por toda a culpa em uma só pessoa. O que se passou na boate, foi justamente um de uma série de problemas encontrados no país e que não pode ser resolvido de uma hora para outra. Temos que ter paciência e ter a consciência de que o país está muito melhor hoje do que trinta anos atrás. Não adianta criticar presidente porque ele está atento à lei e sempre cumprindo o estado democrático de direito à luz da CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Temos que fazer sim, um país melhor. E para isso, devemos ficar atento às transformações em nossa legislação não deixando que os parlamentares façam leis como a PEC 37 de 2011 que retira poderes do Ministério Público. Temos que estudar a principal lei do país que é a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e de uma forma obrigatória nas salas de aula. SOMENTE SABENDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL É QUE TEREMOS A CONVICÇÃO EM DIZER: “VOCÊ TEM O DEVER DE FAZER ISSO E VOCÊ TEM O DEVER DE FAZER AQUILO”.



    Por DJAIR L. CRUZ djairlemos@hotmail.com

    www.proconstituicao.com.br




    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.