domingo, 28 de agosto de 2011

Pimenta pode reduzir pressão alta


.






A substância que torna a pimenta picante ajuda a proteger os vasos sanguíneos


A pimenta é a mais nova aliada no tratamento contra hipertensão. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico - molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação e disfunção.
O cientista Zhiming Zhu, chefe da pesquisa feita pela Terceira Universidade Militar Médica da China, alimentou ratos hipertensos com uma dieta rica nessa substância, a capsaicina, e verificou a redução da pressão arterial com o passar do tempo. Pesquisas anteriores já haviam relacionado a capsaicina à redução do quadro de hipertensão, mas a diferença da abordagem chinesa foi a avaliação a longo prazo.
Conforme os pesquisadores, ainda é cedo para afirmar se o tratamento em humanos será tão satisfatório quanto se observou em roedores. Também não se pode determinar, ainda, a quantidade de pimenta de deveria ser ingerida para um resultado positivo.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 17 milhões de brasileiros apresentam sintomas de pressão alta. O estudo chinês foi publicado na edição do mês de agosto do periódico americano Cell Metabolism.

Um comentário:

  1. Eu diria o contrário antes de ler este importante pesquisa feita pelo cientista Zhiming Zhu, chefe da pesquisa feita pela Terceira Universidade Militar Médica da China

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.