quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Para governo, hotel em Aparecida é obra da Copa

.

Hotel "Cidade dos Romeiros", em Aparecida
Hotel "Cidade dos Romeiros", em Aparecida (CDM/Divulgação)



Mesmo distante das cidades-sede, a obra, voltada ao turismo religioso, é avaliada pelo BNDES como um investimento ligado ao evento esportivo



Uma das obras para a Copa do Mundo de 2014 que mais avança não está sequer situada em uma das doze cidades-sede do evento. Trata-se, segundo a ONG Contas Abertas, da construção de um hotel de 60 milhões de reais, voltado ao turismo religioso em Aparecida (SP), que ficará pronto já em agosto. 

O projeto foi contemplado com recursos do BNDES dentro do Programa ProCopa Turismo, que, na definição do próprio governo, destina-se a obras em hotelaria para o evento esportivo. A cidade no interior de São Paulo está, no entanto, a 168 quilômetros da capital paulista e 259 quilômetros do Rio de Janeiro – cidades que, estas sim, devem receber a abertura e o encerramento do Mundial, respectivamente. Em resumo, os recursos do banco estatal financiam um empreendimento que não guarda nenhuma relação direta com o evento esportivo.

Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), no Portal da Transparência, 17,4 milhões de reais já foram executados no futuro hotel de Aparecida, o que significa que houve o desembolso deste montante para pagamento de benfeitorias concluídas. O valor contratado – total dos contratos já assinados para realização de obras – soma 51,9 milhões de reais. O BNDES liberou para o empreendimento, dentro do ProCopa Turismo, um total de 32,5 milhões de reais. O restante, 19,4 milhões de reais, será custeado com recursos próprios da associação Santuário Nacional de Aparecida (SNA) – instituição religiosa sem fins lucrativos constituída por membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

BNDES – Primeira cidade fora do roteiro da Copa a receber benefícios do BNDES, o município do Vale do Paraíba possui como principal ponto turístico a famosa Basílica de Aparecida. A edificação, com 23 mil metros quadrados de área construída, recebe anualmente milhões de romeiros que querem ver de perto a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba do Sul. O destino é religioso – não tem nenhuma relação aparente com o evento esportivo que o Brasil sediará. O entendimento do BNDES, entretanto, é outro. À consultoria Contas Abertas, o banco declarou que entende o hotel do interior paulista como um investimento relacionado à Copa de 2014.

O BNDES declarou a Contas Abertas que o programa ProCopa Turismo não é exclusivo das cidades-sede do Mundial. Acrescentou que o empréstimo foi concedido a uma empresa, a SNA, que apresentou projeto adequado a suas regras e condições de financiamento. O banco explicou também que decidiu transferir o contrato de sua “linha de prateleira” – o pedido inicial do Santuário se referia à linha “Programa de Incentivo ao Turismo”, que é um produto regular da instituição estatal – ao ProCopa Turismo. Com isso, foi possível reduzir o custo para o cliente.

A linha de financiamento BNDES ProCopa Turismo tem 1 bilhão de reais à disposição para empréstimos, dos quais, até agora, 438 milhões de reais estão contratados, informou o banco estatal à ONG. Assim, o hotel da Igreja não estaria disputando verbas com outros empreendimentos de maior afinidade com a Copa do Mundo. O Portal da Transparência relaciona, no entanto, perto de metade disso: 206,46 milhões de reais. 

Deste total, além dos 32,5 milhões de reais emprestados ao Santuário, 173,96 milhões de reais foram liberados a outros três empreendimentos, todos no Rio: 20,32 milhões de reais para a construção do Hotel Ibis Botafogo, 11,64 milhões de reais para erguer o Ibis Copacabana e 142 milhões de reais para a revitalização do Hotel Glória, do empresário Eike Bastista. Somente o empreendimento do bilionário encontra-se atrasado, com 15% de execução ante o valor contratado.

Hotel para romeiros – O hotel de Aparecida, de padrão econômico, terá 330 suítes em uma área de 177 mil metros quadrados e será de responsabilidade do Santuário Nacional. Ele tem como objetivo prover acomodação a romeiros e espaço para realização de convenções e eventos, como assembleias anuais da CNBB, a partir de 2013. O empreendimento faz parte do projeto “Cidade do Romeiro”, que também prevê a construção de uma capela com capacidade para 600 pessoas, um centro de convenções para 1.200 participantes, além de readequação das áreas comerciais e de convívio já existentes no local.

.

Um comentário:

  1. Abre precedente para outras obras.
    Porque não aproveitarmos esta oportunidade?
    Estou pensando seriamente em buscar assessoria par ver se existe possibilidade na minha região que tem um turismo ecológico invejável.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.