terça-feira, 31 de março de 2009

A culpa é do Joelmir Beting

.


Não sejamos injustos: o presidente Lula, apesar do que disse, não é racista. É casado com uma branca, loira, de olhos verdes, a quem chama de "galega”. Apoiou a candidatura de uma branquíssima loira de olhos azuis para a Prefeitura de São Paulo, e a teve como ministra. Nomeou como porta-voz o níveo, quase transparente, André Singer, de olhos azuis bem clarinhos. Entre seus auxiliares próximos há negros, mulatos, judeus, árabes, mulheres – só falta índio.

Não foi racismo, portanto, o que levou o presidente Lula a culpar "gente branca, de olhos azuis”, pela crise. Foi o incontrolável impulso de dizer besteira, naqueles instantes a que, segundo o grande escritor italiano Pitigrilli, todo ser humano, mesmo o mais sábio, está sujeito. E é besteira grossa, daquelas que nem dá para bolar sozinho: pode ter certeza, caro leitor, houve a ajuda de assessores.

Há detalhes em que o presidente Lula certamente não pensou, antes de sua frase desastrada. O presidente do Citigroup, por exemplo, está longe de ter olhos azuis: Vikram Prandit é indiano de Maharashtra. Os bancos japoneses, chineses e coreanos, atores importantes da crise, dificilmente teriam em seu comando brancos de olhos azuis. Portanto, não têm nada com a crise. Já o técnico do Corinthians, Mano Menezes, e o colunista Joelmir Beting são brancos de olhos azuis. Mano não trabalha no setor econômico. Logo, Joelmir Beting deve ser o culpado.

A propósito, a crise se iniciou com a quebra da Fanny Mae, a gigantesca empresa hipotecária americana. Seu presidente, Franklin Raines, é negro.

É ele, presidente

Aliás, se Lula diz que nunca viu um único banqueiro negro, deveria ser apresentado a Franklin Raines. Ele foi tão poderoso quanto os maiores banqueiros. E valeria a pena: dizem que Raines é uma pessoa fascinante e muito agradável.

(Coluna Carlos Brickmann - Domingo, 29 de março de 2009)

2 comentários:

  1. Olá, Berenice!

    Essas conversas, eu nem escuto e nem leio porque são providas de uma ingnorância e preconceito sem tamanho. Au utilizar uma metáfora para dizer que a culpa pela crise econômica é dos norte-americanos e europeus, o presidente LULA disse que os culpados são louros dos olhos azuis. Isso, em absoluto, não quer dizer que todas as pessoas com essas caracteríticas são culpadas pela crise. Somente um tolo acreditaria nisso.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Presidente Lula, quero deixar clara a minha opnião sobre ele: acho Lula um bom presidente, pode não parecer para muitos, mas ele é um homem inteligente ( se os preconceituosos me entendem) e corajoso, muitos se envergonham de terem um presidente, como se dizem "analfabeto", a vê-lo como um homem que está erguendo o nosso País falando errado ou não...não vou me aprofundar no assunto, não gosto de discutir política, mas prefiro me orgulhar do Presidente a ficar chorando as pitangas porque o homem não é "doutor". Não tenho preconceito algum, só sinto vergonha dos brasileiros que fazem piadas com o nosso País, então pergunto? Porque não procuram um país melhor para viver??! E também pergunto? Quem você acha que seria um político perfeito? Acho melhor tirar o cavalinho da chuva, colocar o pés no chão, vir para a realidade.

    Lula agora está sendo sempre citado, como nesse vídeo, mas sei que tem boas intenções, afinal para desenvolvermos ( o Brasil ) temos que nos apresentar e se nos envolver com o mundo e talvez tenhamos algumas consequências...mas creio que ele sabe até onde chegar.

    Ah! E me desculpen algums eros de portuguêis !
    Ser analfabeto é uma coisa, ser burro é outra! Uma coisa que me irrita é o Preconceito!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.