sexta-feira, 31 de julho de 2009

O cúmulo do egoísmo - Arnaldo Jabor.

.

Houve muitos fatos positivos nesse governo. Fim da inflação. Melhorou educação. Melhorou a saúde.

E por que a distribuição de renda é ruim? Culpa do governo? Não. A culpa é de alguma coisa anterior e acima desse governo e de qualquer governo que entre.

A culpa é de um tipo de "rico" brasileiro. Mas não dos ricos que trabalham, criam empregos, e crescem junto com o país. Não.

Eu falo do rico que vem desde a colônia, há séculos. É o rico que preda e mama no estado. É o rico que não produz. O rico financeiro que acumula, não investe e manda bilhões para fora. É o rico que não paga Imposto de Renda nem imposto nenhum. É o rico parasita. É o rico que corrompe o Estado para seus interesses privados e impede qualquer planejamento sério. É o rico que paralisa até os ricos que querem produzir.

Esse rico brasileiro não é capitalista. Ele vive do nosso atraso, que lhe dá lucro. É o rico e suas ricas famílias que mandam num Estado, as famosas oligarquias.

Nem revolução acaba com eles. Só a democracia pode desfazer as oligarquias brasileiras e os donos do poder sujo. A má distribuição de renda é culpa deles.

Arnaldo Jabor

(Fonte: minhahistoria.net)