quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sabedoria de Avô(ó)

.

. 



Quando eu for bem velhinha(o), espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de vinho, dizer aos meus netos:


- Queridos, venham cá. Fechem a porta com cuidado e sentem-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra lhes contar.


E assim dizer, apontando o indicador para o alto: 


- O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte. Por isso, vou colocar mais ou menos assim:


- É preciso coragem para ser feliz. Sejam valentes.


- Sigam sempre seu coração pois, para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.


- Satisfaçam seus desejos.


- Entendam que o tempo é um paciente professor que irá lhes fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande pessoa ou uma pessoa grande, vai depender só de vocês.


- Tenham poucos e bons amigos. 


- Tenham filhos. 


- Tenham um jardim.


- Aproveitem sua casa, mas viagem para Fernando de Noronha, Barcelona e Austrália.


- Cuidem bem dos seus dentes.


- Experimentem, mudem, cortem os cabelos. Amem. Amem pra valer, mesmo que ele(a) sejam de poucas posses .


- Não corram o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito... " Vai que o parceiro ganhe na loteria" - tudo é possível, e o futuro é imprevisível.


- Tenham uma vida rica de vida! Vivam romances de cinema, contos de fada e casos de novela. "


- Façam sexo, mas não sintam vergonha de preferir fazer amor.


- E sempre tomem conta da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque as pessoas comentam, reparam e, se vocês derem chance, elas  também inventam detalhes desnecessários.


- Se forem se casar, façam por amor. Não façam por segurança, carinho ou status.


- A sabedoria convencional recomenda que vocês se casem com alguém parecido com vocês, mas isso pode ser um saco! Prefiram a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que vocês procurem alguém diferente de vocês. Mas, para ter sucesso nessa questão, acreditem no olfato e desconfiem da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.


- Façam do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação. Leiam. Pintem, desenhem, escrevam. E, por favor, dancem, dancem, dancem, cantem, cantem, cantem até o fim, se não por vocês, façam por mim.


- Compreendam seus pais. Eles os amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.


- Não cultivem mágoas, porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida, é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.


Era só isso meus queridos. Agora é com vocês.


Por favor, encham mais uma vez minha taça e me contem: como vão voces?
 
(Isso vale para todos nós, pais, filhos, netos e amigos...)
 




(Autor desconhecido - Recebido por email)
.

Um comentário:

  1. Maravilhosa mensagem!!! Parabéns. Feliz Natal e um Ano Novo com muita Saúde, Paz e Alegrias....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.