quinta-feira, 21 de julho de 2011

VI Festival de Orquídeas ocorre em São Roque entre os dias 29 de julho e 07 de agosto

.





A cidade de São Roque é conhecida pelo clima serrano que favorece não só a produção de vinho, como também o cultivo de orquídeas. Para divulgar o cultivo local dessa e de outras flores, a AOSR - Associação Orquidófila de São Roque promove o VI Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais de São Roque. O evento ocorre entre os dias 29 de julho a 07 de agosto, as sextas e sábados, das 9 às 20h, e aos domingos, das 9 às 18h. A entrada é gratuita.

Entre as inúmeras espécies de flores e plantas ornamentais que poderão ser vistas pelo público, destacam-se alguns híbridos de orquídeas nacionais e estrangeiras que só florescem no inverno como a Coelogyne cristata, Cattleya loddigesii, Cymbidium, Cymbidium pendente, Dendrobium e Miltoniopsis. Algumas espécies curiosas valem a visita como a Vanda, espécie da Tailândia, cujas raízes são aéreas, ou seja, não podem ser enterradas. Duas espécies diferentes também podem ser vistas no Festival, como aOncidium sherrybaby que tem cheiro de chocolate e a Orquídea Baunilha (Vanilla) de onde se origina o alimento de mesmo nome.

Haverá o SOS Orquídeas, um espaço onde as pessoas podem tirar suas dúvidas sobre o cultivo dessas flores. Várias espécies serão comercializadas em um supermercado de orquídeas e plantas ornamentais.

Toda a família pode se divertir com atrações voltadas para todas as idades. Crianças e adolescentes podem aproveitar o Parque de Diversões, com mais de 20 brinquedos, entre eles, a Guerra de Cotonete, o Touro Mecânico, o Estilingue Humano e o Surf Machine, onde a criançada se diverte enquanto simula surfar em uma prancha e navio pirata inflável. Uma das grandes atrações esse ano é a Escola de Circo, que ocorre aos sábados e domingos onde artistas de circo, como palhaços e malabaristas, ensinarão suas artes.

Exposição de bichos de estimação e outros produtos também podem ser conferidos pelo público durante o evento. Além de flores e plantas, os visitantes desfrutarão das delícias na praça de alimentação. A famosa produção local de alcachofra, vinhos, licores, cachaças e artesanato estarão disponíveis para ser comprados pelo público. E para finalizar curtindo o frio serrano com conforto, haverá quentão, vinho quente e chocolate quente.

Programação

Para os aficionados por orquídeas o evento ainda conta com uma programação especial aos sábados e domingos.

A partir das 10h30 o público terá uma oficina em que será ensinado ao visitante como plantar adequadamente orquídea.

“Após essa oficina cada um poderá fazer o plantio sozinho, em sua casa, chácara etc. Além das orquídeas valorizamos a natureza e procuramos sempre protegê-la”, explica Erica Shirozu, produtora e diretora da Associação.

No período da tarde a partir das 15h haverá aula show com todas as orientações necessárias para cultivo das orquídeas.

Julgamento

As orquídeas expostas serão julgadas e premiadas em cinco categorias: híbrida, espécie, avançada, exótica e botânica. Cada categoria é avaliada por três juízes, a partir dos seguintes critérios: cultivo; cor; tamanho; substância e textura; quantidade de flores e conjunto (cultivo e harmonia).
Cada grupo de juiz executa o julgamento da categoria e coroa o primeiro, segundo e terceiro lugar. O produtor recebe certificado, troféu e medalha.

Serviço:

Data: de 29 de julho a 07 de agosto – sempre às sextas, sábados e domingos

Horário: sexta e sábado das 09 às 20h, domingos das 09 às 18h

Local: Recanto da Cascata – Rodovia Raposo Tavares Km 60 – São Roque - Tel: (11) 4712-5664

Entrada: gratuita

Estacionamento: R$ 5,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.