domingo, 23 de janeiro de 2011

O correto é Presidente ou "Presidenta"?

.





Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira "Presidenta" do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.

Presidenta?Mas, afinal, que palavra é essa?

Bem, vejamos:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.

Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é “PRESIDENTE", e não "Presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino.

Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre suas tantas outras atitudes alienantas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."

 

.

5 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns, muito informativo, eu já sabia, até porque independente do portugues para qualquer cargo de autoridade publica não existe masculino ou feminino.

    Gostei da sua abordagem, não havia visto por este lado ainda, parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Na mina opiniao pouco importa se Presidente ou Presidenta, o que tem que ser importante e tratado de maneira seria e honesta e nossa nação e toda a população do brasil, chega de tanta hipocricia, roubalheira,e mal gestao dos recursos publicos, pois enquanto ficamos debatendo se e um ou outro o termo correto, milhares de pessoas morrem em nosso pais sem que o Presidente ou a Presidenta conforme preferir, nao fazem e nada, a nao ser anunciar planos mirabolantes que serao implantados daqui a nao sei quantos anos, ir nos locais das tragedias, sujar o sapatinho e facil quero ver tomar uma atitude real e efetiva para ajudar essas pobres e infelizes pessoas,ACORDAAAAAA BRASILLLLLLLLLL chega de falacias

    ResponderExcluir
  3. Sem querer ser mais realista que o rei e tomando em conta que este blog fez uma campanha conta a candidata a presidente de forma feroz, devo dizer que Dilma usa a mídia como tem o DIREITO e dentro da norma culta, inclusive.
    Pegar no pé da nossa presidenta, não adianta mais, apesar de todo esse esforço concentrado, vejo que ela ganhou mesmo! E não é por que quer ser PRESIDENTA que será menos ou mais Presidente da República.
    Fica a título de ilustração que ela não está errada, segundo um dos mais renomados estudiosos contemporâneos da língua. vai ter de dirigir seus impropérios a ele agora:

    "E que noção indica a terminação "-nte"? A de "agente": gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
    Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o "e" final dá lugar a um "a". Um desses casos é o de "parenta", forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer "minha parente" ou "minha parenta", por exemplo). Outro desses casos é justamente o de "presidenta": pode-se dizer "a presidente" ou "a presidenta". - PASQUALE CIPRO NETO .(Se quiserem conferir: http://sergyovitro.blogspot.com/2010/11/pasquale-cipro-neto-presidente.html)

    Não sejamos ignorantes só para ser do contra! Força e sucesso, Presidenta! É o que esperamos de você!

    ResponderExcluir
  4. Profex,
    Você deveria se informar melhor, verificar as regras gramaticais vigentes.
    Não me espantaria, pelo seu comentário, saber que você é petista e que votou na Dilma.
    Quanto ao Pasquale, eu realmente não gosto de ver pessoas como ele querendo se promover a "expert" e se dando o direito de modificar o nosso idioma. Quem ele pensa que é???
    Creio que o bom professor é aquele que ensina a língua corretamente, como realmente é.
    Não me espantaria também, vir a saber que o Pasquale é petista, assim como você.

    ResponderExcluir
  5. Se a moda dos petistas pega, também devia valer o inverso. Daqui por diante, teremos então atletas e atletOs, artistas e artistOs, jornalistas e jornalistOs.

    Esses petistas são um bando de analfas, hahaha...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.