quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

.
Frente à tragédia que está ocorrendo em Santa Catarina, vocês viram algum "movimento social" se apresentar para realizar trabalhos voluntários?

Uma caravana do MST?
Um grupo do movimento dos assentados de barragens?
Uma equipe dos padrecos que insuflam os índios?
A turma dos quilombolas?
A UNE e o pessoal da sua "caravana da saúde"?

Onde estão os ditos "movimentos sociais", tão solidários consigo mesmos?

.

5 comentários:

  1. Nada, nada, Berenice.
    Pelo menos, eu não vi nem ouvi falar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    E eles querem a nossa solidariedade, não é assim? Agora, na hora de contribuir com os reais necessitados, cadê esta gente? Dá desgosto ver este tipo de comportamento, não dá?
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Berenice,

    Esta pergunta apanhou-me de surpresa...pois sei que houve e suponho que ainda está havendo,uma campanha geral de solidariedade,tanto do Estado como da sociedade civil...e colocar esta questão indignada sobre a ausência de organizações e movimentos sociais está muito bem acertada amiga.

    Ao mesmo tempo sabe-se que estas campanhas de solidariedade geral,são essencialmente mediáticas,promovidas como modas e desenvolvidas com algum sentido politicamente correcto.
    Na verdade a maioria das pessoas que as adere não está sentindo de coração empenhado,a sociedade actual é uma realidade de muitas aparências.
    E estes movimentos sociais,que acodem a tantos problemas na sociedade,tem também esta postura,e revelam assim como estão principalmente concentrados em si.

    A indiferença,hipocrisia e insinceridade infelizmente comandam o ser humano...

    Abraço amiga,
    joao

    ResponderExcluir
  4. Olá Berenice,
    As associações que pude ver na assistencia das vítimas e que me chamaram a atenção foram, um grupo muito grande de rádioamadores, inclusive tive a notícia que um grupo deles que já estão aposentados foram de várias partes do país para Santa Catarina com o intuito de ajudar.
    Outro grupo foram os jipeiros, unidos para vencer barreiras e chegar onde só os seus jipes conseguem.
    A união de escoteiros está se mobilizando como pode.
    O banco Itaú criou uma conta para arrecadar donativos e para cada real depositado o banco deposita mais um. Para uma instituição financeira já é muito mais do que estamos acostumados a ver.
    Porém senti falta do pessoal de direitos humanos que nem sequer tiveram o trabalho de pronunciar uma única palavra em benefício as vítimas.
    A igreja católica que o seu chefe supremo, o papa, disse que está resando pela alma das vítimas, mas em nenhum momento sugeriu a qualquer de seus fieis ou sacerdotes que estes se unissem para ajudarem as vítimas.
    E o que mais eu senti falta foi o pessoal dos direitos humanos, não vi nem ouvi nenhum deles lá ou aqui, se mobilizando, defendendo o direito das vítimas, se empenhando para o bem comum.
    Em relação aos grupos que você citou, eu não espero nada deles, pois são simplesmente baderneiros que usam de meios criminosos para obterem vantagens políticas.
    Vpocê já viu o MST reivindicar algum benefício para os já assentados ou para os que com o suor de seu trabalho conquistaram um pedacinho de terra?
    Você já viu o pessoal da UNE solicitar do estado um melhor preparo dos professores ou melhorias nos curriculos dos cursos?
    E aquele deputado que você elegeu, o que ele está fazendo?

    ResponderExcluir
  5. Eu vi muitos Gaúchos, Paulistas, Cariocas etc... ajudarem, e coloca ajuda nisso, grata a todos os estados que ajudaram Santa Catarina-SC

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.