sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Resoluções de Ano Novo.

.
Hoje acordei pensando que está chegando o final do ano e que devo começar a planejar as coisas que pretendo fazer e outras que quero mudar em minha vida no ano que vem. Afinal, são 365 novos dias em que devo fazer tudo melhor, aproveitando as experiências vividas até agora.

Sem falar nos projetos que vou empurrando com a barriga, ano após ano, tais como emagrecer, parar de fumar e outros tais, existem planos novos, idéias que surgiram no decorrer do ano, como conseqüência dos fatos ocorridos e que quero por em prática.

Vou enumerando todos eles na minha cabeça, até que, como são muitos, penso em colocá-los no papel, mas aí me lembro de já ter feito isso antes e de ter ficado um bocado aborrecida comigo mesma por não ter cumprido nem a metade. Melhor não...

Na verdade, penso eu cá com os meus botões, porque todo final de ano é a mesma história? Porque a cada ano que termina me sinto meio que na obrigação de planejar mudanças na minha vida, coisas que vou fazer e outras que não devo fazer a partir do dia 1º de janeiro? Afinal, o que é que o dia 1º de janeiro tem de tão especial assim? Pensando bem, ele é um dia igual a todos os outros.

Se acho que deveria mudar alguma coisa em minha vida, deveria e poderia ter feito isso durante o ano todo. O que não me faltou foi tempo, pois tive os mesmos 365 dias para fazê-lo. Por que deixar esta responsabilidade para o ano que está chegando? No fundo, sei que estas resoluções de Ano Novo existem para não serem cumpridas e são como as Leis brasileiras, algumas “pegam” e outras, simplesmente “não pegam”.

Eu deveria mesmo era me levantar, me arrumar, tomar o meu café e tratar de fazer alguma coisa com esse dia que está aqui, na minha frente, novinho em folha.

Mas é que este tipo de pensamento me deixou com tanto sono que vou mesmo é fazer o que faço sempre com as resoluções de Ano Novo... Virar para o outro lado, fingir que não pensei nisso e voltar a dormir.



.

8 comentários:

  1. Gente, adorei esse post. Adorei não! Amei! Você disse tudo o que eu queria ter dito. É um dos textos mais coerentes que já li. A aprte que mais me chamou a atenção foi dizer que "Se acho que deveria mudar alguma coisa em minha vida, deveria e poderia ter feito isso durante o ano todo". Isso´é tudo! Por que não fizemos? Resposta: queremos mudanças,mas não sabemos exatamente o que queremos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo, Berenice! E ilustrado pelo Garfield ficou ainda mais perfeito! hehe

    Todo ano são as mesmas "promessas" e de repente "coincidentemente" lá estamos fazendo de novo as mesmas coisas. Precisamos fazer hoje, não prometer para um dia seguinte que nada mais é do que um dia simbólico, já que é igual ao dia de ontem, anteontem....

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acredito que todos nós passamos por isso. Mudar é sempre difícil, ou não? Sei lá! Me deu sono também... rsrs
    Bjuuu querida.

    ResponderExcluir
  4. Excelente, faço o mesmo há 21 anos, mas nesse eu vou mudar! mas só depois do dia 5.

    Ficou bem legal a maneira como você escreveu esse texto.

    ResponderExcluir
  5. Eu tive um amigo que colocava no papel todos os seus planos para o ano seguinte. Ele me deixou ler esse ideário de sonhos, alguns impossíveis para a sua estatura, como a mania insana de se tornar deputado federal.
    Uma das metas que ele deve ter atingido foi GANHAR DINHEIRO pois era um profissional competente. Certamente o que ele não planejou foi como não deixar esse dinheiro escorrer pelo ralo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Berenice:
    Adorei teu texto. Sabe que acho que sou uma das poucas pessoas que nunca fez resoluções de final de ano? Só fiz uma vez, e não foi no final do ano, foi neste meio de ano (resolvi colocar em prática aqueles exercícios do livro Lei da Atração), e está dando certo. Considero o exercício como minhas resoluções, minhas metas, meus desejos. Pode até não acontecer tudo o que colocamos no papel, mas ao escrever nossos desejos, o que queremos e o que não queremos para nossa vida, já é um caminho para sabermos o que realmente queremos para nós e nos conhecer. Beijos pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o final do ano seja um momento em que as pessoas dão uma freada em suas vidas, e ficam abertas a reflexões de tudo que se passaram, as metas que foram e/ou não alcançadas. É natural que as pessoas frustrem-se por não terem alcançado algumas metas importantes. Mas é este momento que serve para refletirmos sobre o que fizemos ou deixamos de fazer para alcançá-las. É importante termos consciência que não somos pessoas 100% perfeitas, ou seja, não alcançaremos 100% todos os objetivos, que diga de passagem, quando enumeramos são vários.
    O importante é entrarmos um ano novo renovando nossos projetos, sonhos, atitudes perante a estas metas, persistirmos naquilo que buscamos, mesmo que faltou algo para alcançar em anos passados. É o momento de recarregar as baterias, agradecer pelo ano que passou, pelas alegrias e tristezas que serviram para tornarmos pessoas mais evoluídas.
    Desejo que todos possam neste ano novo renovar suas esperanças para retomar ou dar seqüência aos seus objetivos, metas ou mesmo sonhos, com um grande desafio: viver este ano novo com mais consciência daquilo que se pode alcançar diminuindo os aborrecimentos e frustrações por algo que não consegue alcançar.
    Parabéns ao excelente Berenice! Airton Farias
    Convido você a dar um depoimento neste post em meu blog: http://afarias.blog.br/wp/?p=852

    ResponderExcluir
  8. Berenice,
    Acho que todos fazemos igual. Pensamos mil coisas, formulamos e...não fazemos nada, mas quando chega no final do ano...é um círculo vicioso. HOje passei o dia todo, arrumando meu armário, revirando papéis. Mas por que fazer isso no fim do ano, se poderia ter feito antes? Acho que devemos fazer o ano novo todo dia...beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.