terça-feira, 27 de outubro de 2009

Envelhescência

.



Você é um Envelhescente?


Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.

Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice.

Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHESCÊNCIA.


A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:


Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?

Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.

Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.


Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...


Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.


Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.


Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.


Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.


Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.


O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.


Ambos adoram deitar e acordar tarde.


O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).


O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
Ambos bebem escondido.

Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.


O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está mentindo.

A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.


Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:


— É um eterno envelhescente!


Que bom.

(Mario Prata - Extraído do livro "100 Crônicas", Cartaz Editorial/Jornal O Estado de São Paulo, São Paulo, 1997, pág. 13.)

3 comentários:

  1. muito bom, também leva a pensar no assunto.
    ainda não estou envelhescendo, mas ano para ano....lá chegarei, e mais depressa do que parece :-)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei! agora "tõ ligada" hehe!
    quero ser uma eterna evelhescente :D

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Taí, gostei! Mário Prata é um envelhescente da minha época, do meu tempo, de minha era...! Algumas coisa envelhecemos iguais, outras nem tanto, mas algumas coisas fomos iguais demais, tipo: Concordo, eu já sabia, só não queria que alguém se lembrasse de me dizer que entre 45 e 65 é a envelhescência! Espinha na bunda? Para com isso! Eu tenho problemas de bolhas, mas isso quando como carne de porco! Não gosto de meninas de vinte anos! Pra mim, regra é regra, mulher só depois dos vinte e um! Falo mais lento porque se não eu não escuto o que falo! Não falo do passado porque não quero dar ibope pra coisa ruim! Pensar daqui a vinte anos é muito, mas penso até dez, depois pensarei depois! Não quero palpite pra minha vida, o que quero é mais vida! Não quero mais filho, não quero entender os mais novos, odeio dentista, odeio analista, odeio tênis porque além de envelhescente sou baixo, não gosto nem de dormir por achar perda de tempo, os artistas citados pelo Mário nunca gostei, o único preço que pago quanto ao vício de fumar é mantendo-o, bebo escondido e também as claras, maconha só escondido da policia, dou três por dia! Que venha logo a maturidade, não agüento mais ser envelhescente!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.