quarta-feira, 23 de março de 2011

A mulher que passa

.







Meu Deus, eu quero a mulher que passa
Seu dorso frio é um campo de lírios
Tem sete cores nos seus cabelos
Sete esperanças na boca fresca!
Oh! como és linda, mulher que passas
Que me sacias e suplicias
Dentro das noites, dentro dos dias!

Teus sentimentos são poesia
Teus sofrimentos, melancolia.
Teus pelos leves são relva boa
Fresca e macia.
Teus belos braços são cisnes mansos
Longe das vozes da ventania.

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!

Como te adoro, mulher que passas
Que vens e passas, que me sacias
Dentro das noites, dentro dos dias!
Por que me faltas, se te procuro?
Por que me odeias quando te juro
Que te perdia se me encontravas
E me concontrava se te perdias?

Por que não voltas, mulher que passas?
Por que não enches a minha vida?
Por que não voltas, mulher querida
Sempre perdida, nunca encontrada?
Por que não voltas à minha vida
Para o que sofro não ser desgraça?

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
Eu quero-a agora, sem mais demora
A minha amada mulher que passa!

Que fica e passa, que pacífica
Que é tanto pura como devassa
Que bóia leve como a cortiça
E tem raízes como a fumaça.


(Vinícius de Moraes - Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes (1913 - 1980) foi diplomata, jornalista, poeta e compositor - http://pensador.uol.com.br)
.

5 comentários:

  1. Que maravilha!!!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Berenice,

    Existem 'declarações' de amor, elogios, seja para pessoas, animais e até cidade, que são verdadeiras obras de artes, algo que não se encontra igual.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vinícius sabia tudo de mulher e como desenhar palavras que tocam até hoje o nosso coração.
    Uma deliciosa escolha, Berenice.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Amiga Berenice, que lindo texto de Venícius de Moraes, que bom gosto na escolha, gostei demais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes, o nosso Vinicius de Moraes, foi uma homem que viveu a vida com toda intensidade! Metade dela viajando, a outra, amando.

    Abs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.