domingo, 11 de setembro de 2011

Conheça o perfil do seu signo - Capricórnio

.


Testemunha do passado e construtor do presente


Capricórnio inaugura a estação do verão no hemisfério sul. Signo Cardinal, governa o tempo e os grandes projetos. Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio simboliza a disciplina a serviço do projeto que sirva o bem coletivo, devotado às relações humanas.


Capricórnio deseja realizar obras para a posteridade, coloca sua organização a serviço da sociedade, exercendo grande controle sobre as paixões e sentimentos pessoais. Parece mais paciente e frio do que na realidade é. Signo de obrigações, deveres, costuma esconder o lado sensual e arcaico. A cabra-peixe, animal fabuloso, é seu símbolo, que tem ligação com as águas do sentimento ancestral. Isto é, por trás da tenacidade de um cabrito, que cava a terra buscando alimento em terreno árido e resiste às situações mais árduas, existe um animal que anseia pela divagação, perda de limites.


Capricórnio parece tranqüilo, mas é movido por paixões e desejos como qualquer um. É na arte que Capricórnio mostra esse lado, assim como no humor. Sensual, pois é signo de elemento terra, sua tarefa é melhorar as estruturas existentes. Capricórnio resiste às frustrações, se submete às condições inóspitas para realizar um plano ambicioso de longo prazo e deseja ter o reconhecimento social de seus méritos. Seu jeito leal e determinado, seu temperamento confiável, sério e responsável, mostra segurança no que faz. Observador, Capricórnio despreza a bajulação e o servilismo e não cede ao seu orgulho ferido.


Capricórnio rege os joelhos, mostrando sua analogia com a obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral - estrutura do corpo humano - está sob governo de Capricórnio, pois é ele que cria e mantém a estrutura que sustenta outras, assim como a coluna nos mantém na posição vertical.


Signo dos que governam, dos que projetam a administração pública, donos de um sangue-frio próprio dos estrategistas políticos, o Capricórnio está sempre no alto de uma montanha altíssima, de onde olha o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. Seu temperamento retirado e solitário se dá bem nas profissões de pesquisa histórica e arqueológica, bem como em todas as disciplinas que lidam com o tempo e a administração política, já que são engenheiros do tempo. Em qualquer campo, Capricórnio tende a se destacar por seu nível de excelência em sua área, mesmo pagando o preço da diminuição do lazer.


No amor, Capricórnio é cauteloso, mas muito sensual, teme quem se aproxima, mas almeja alguém fiel e constante, pois não deseja perder o que conquistou. Abre-se devagar, se expressa em um ambiente de confiança e se torna vingativo ou gelado quando enganado em seus princípios. Como despreza o lado mais leve e divertido do amor e da relação, necessita de pessoas imaginativas, engraçadas e que o ajudem a se soltar.


Seu planeta regente é Saturno, o planeta dos anéis, representando por este simbolismo natural sua qualidade de senhor dos limites, seu dom natural para estabelecer formas claramente delimitadas. Por ser um signo que rege o tempo, o frio, a distancia, está ligado à ossatura, à pele, que mostra os sinais de envelhecimento. Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marrom e o negro.



Planetas em Capricórnio

O planeta regente deste signo é Saturno noturno, que preside a cristalização e a delimitação,a razão e a reflexão, em oposição à Lua, que rege o signo oposto Câncer e ao Sol, que rege o outro signo oposto, Leão, já que Saturno rege também Aquário, seu domicílio diurno. Qualquer planeta no signo de Capricórnio manifesta constrição, disciplina, discrição, racionalidade e introversão; não arremete contra as circunstancias a não ser depois de longo tempo concentrando forças, e atinge diretamente o alvo. Daí ser Capricórnio o signo em que Marte, o planeta que rege o trabalho e a guerra, se encontra mais dignificado. Os planetas adquirem mais frieza na ação, implacabilidade, rapidez em sua maneira de agir depois que a decisão foi tomada, adotando uma postura cautelosa e independente. A Lua se encontra enfraquecida neste signo de estratégia, realismo, senso prático e pouco romantismo.



Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Seco (Terra) - baixa energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativo
Regente
Saturno
Cores
marrom e negro
Corpo
coluna vertebral, dentes, cartilagens, ossatura, ouvido esquerdo, pele
Palavras-chave
ascese, disciplina, organização, determinação, resistência, estratégia, dever, concentração, tempo, eternidade, independência, realismo, maestria
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/horoscopo/perfil/capricornio.shtml)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.