terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ensinamentos de Buda

.




- Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.


- É capaz quem pensa que é capaz.


- Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.


- Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.


- A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.


- Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.


- Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.




(Fonte: http://pensador.uol.com.br/buda_frases/3)
.

2 comentários:

  1. Amiga Berenice, os ensinamentos de Buda são sábios e permeiam a cultura oriental, bem como as artes marciais. A filosofia do Tai Chi Chuan possui influência de três sábios: Buda, Lao tzu e Confúcio. É sempre um prazer ler os ensinamentos de Buda, que além de uma religião, tb é uma filosofia de vida!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá anjo Berenice. O ensinamento central do Budismo é explicado: As Quatro Nobres Verdades: o sofrimento existe na vida, que a causa do sofrimento é o apego (por vezes referido como "ignorância" ou "desejo"), que é possível acabar com o sofrimento, que o fim do sofrimento é alcançado pelo auto aperfeiçoamento, seguindo o Caminho Óctuplo (Entendimento Correto, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Modo de Vida Correto, Esforço Correto, Atenção Plena Correta e Concentração Correta). O Buda nos ensinou o Caminho do Despertar através da eliminação da ignorância, da cólera e do desejo desenfreado. O melhor recurso para os ensinamentos Budas seriam suas próprias palavras. Abraços ternos. Kaoma

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.