terça-feira, 25 de outubro de 2011

Henry Thoreau - Breve Biografia

.





A virtude a que chamamos de boa vontade entre os homens é apenas a virtude dos porcos na pocilga, que dormem juntinhos para se aquecer.
(Henry Thoreau)


*******


Henry David Thoreau, ensaísta, poeta, naturalista e filósofo estado-unidense.


(Concord, 12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862)


Estudou em Harvard e depois de sua formatura passou dois anos isolado da civilização, num barraco, às margens do lago Walden, absorto na contemplação danatureza.


De volta à civilização tornou-se professor no liceu de Concord até sua morte. Fez muitas viagens, descobrindo a beleza de florestas e paisagens naturais.


Entre suas obras destaca-se Walden, or life in the woods, 1854, descrição de sua experiência de seus dois solitários anos de auto-exílio, período em que sobreviveu apenas do trabalho natural. Livro de descrições exatas, e mesmo assim poéticas, tornou-se um clássico da literatura estado-unidense como sendo obra de proporções místicas.Um de seus trechos foi repetido em todo mundo na produção cinematográfica Sociedade dos Poetas Mortos: "eu fui à Floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida... expurgar tudo o que não fosse vida; e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido".


Abolicionista, amava intensamente a natureza, detestava notícias que, a seu ver, poluíam a mente, templo de reflexões, com banalidades, Thoreau era contra o trabalho desvinculado do prazer (degradava o homem), panteísta, místico, solteirão convicto e avesso às "boas maneiras". 


Thoreau foi preso quando, em rápida visita à cidade para pegar suas botas em conserto no sapateiro, foi preso pelos guardas locais sob a verídica acusação de inadimplência para com determinados impostos que financiavam a guerra do México há seis anos. Permaneceu por apenas uma noite na cadeia, já que um anônimo (possivelmente sua tia, Marie Thoreau) remiu-lhe a dívida, iniciativa esta por ele reprovado. Na cadeia – recinto por ele considerado “curioso”, refletiu sobre a mediocridade do Estado que se comportava "como crianças que, incapazes de enfrentar a quem lhe fizesse raiva, chutam o cachorro de seu desafeto.". Prender seu corpo não lhe causara mossa, já que sua mente persistia inalterada.


Outra obra importante é o ensaio On the Duty, of Civil Disobedience de 1849, escrito após sua prisão relatada no parágrafo, acima. (alegando que os impostos cobrados financiavam a exploração contra o México que, na época, perdeu grande área de seu território pelo domínio dos EUA).


Henry-David sofreu forte influência de Rousseau e deu imenso prestígio aos conceitos de resistência pacífica, desenvolvidos por Gandhi e o movimento hippie. As suas obras também impressionaram Martin Luther King Junior e Leo Tolstoi. Ele descobriu a paisagem da Nova Inglaterra; de acordo aos princípios de Emerson, defendeu a tese segundo a qual somente em contato com a natureza, longe da civilização, o sonho da liberdade norte-americana se realizaria. Thoreau faleceu em sua cidade natal, em 6 de maio de 1862.

Uma de suas frases: 

“Justiça e liberdade são alicerces da paz”.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.