sexta-feira, 7 de setembro de 2012

São Roque - A "Terra do Vinho"

.





A estância turística de São Roque foi fundada em 1657 e é conhecida por seu patrimônio histórico, artístico, ecológico e cultural, com temperatura amena durante quase todo o ano. Formada por imigrantes italianos e portugueses, tem encostas dos morros cobertas com vinhedos e adegas, que transformaram São Roque na Terra do Vinho Paulista.

São Roque mantém a tradição do título de "Terra do Vinho", conquistado com a chegada dos imigrantes italianos e portugueses no final do século 19. São muitas as vinícolas espalhadas pela chamada Estrada do Vinho que merecem atenção pela boa infra-estrutura, restaurantes e visitas ao setor de produção das bebidas. Os estabelecimentos também oferecem lojinhas para venda e degustação de vinho, licor e suco. 




Nem só de vinho, porém, vive São Roque. Quem viaja com as crianças encontra uma divertida atração - o Ski Mountain Park, um complexo de esqui e snowboard que conta até com teleférico. Neve? Nem pensar... A pista é feita de borracha com cerdas deslizantes e é constantemente irrigada com água e sabão para ficar ainda mais escorregadia. O espaço oferece ainda arvorismo, tirolesa, tobogã, arco e flecha e paintball. 



A Capela de Santo Antônio preserva relíquias originais do século 17.


Já os apreciadores de história e arquitetura encontram um belo conjunto bandeirista que reúne a Capela de Santo Antônio e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros. Não há objetos e nem mobília nas construções do século 17, mas a estrutura preservada descortina relíquias originais, como o altar-mor folheado a ouro, os altares laterais com baixos-relevos e as pinturas do forro.





Uma das melhores épocas para visitar a região é no mês de outubro, quando acontece a Expo São Roque. 

Ao som da Tarantella, dançarinos com trajes italianos típicos entram em tinas recheadas de uvas para pisar nas frutas no ritmo da música. 

Durante a feira de alcachofras e vinho é possível fazer um roteiro que inclui visitas às plantações, compra de conservas direto dos produtores e degustação de pratos à base da flor comestível. Aproveite o clima rural para fazer uma cavalgada pelas trilhas que contornam a cidade. 

A 60 quilômetros da capital paulista, a Estância Turística de São Roque abriga cerca de 90 estandes com produtos variados (de doces caseiros, licores e artesanato até plantas), atrações de palco e itinerante, parque de diversão, museu, trilha ecológica e até um espaço representando uma vila que remete às antigas moradias dos habitantes da cidade, para que os visitantes conheçam um pouco das tradições e costumes locais.

A gastronomia é um dos principais e mais característicos atrativos do evento, com destaque para a alcachofra. A iguaria é utilizada por diversos chefs e cozinheiros locais para a elaboração de pratos e até bebidas exóticas. Ao lado dos estandes das vinícolas da região, o Mercado da Alcachofra é bastante procurado pelos visitantes da feira. Há ainda um Espaço Gourmet, onde os apreciadores das receitas podem aprender a elaborar os pratos.


(Fonte: http://www.feriasbrasil.com.br/sp/saoroque/)
.







Um comentário:

Seu comentário é muito bem vindo.