sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ou nós não estamos vivos ou eles pensam que são vivos demais

.


A coluna previu há um ano que a taxa de aprovação do governo Lula, se dependesse dos institutos de pesquisa, acabaria chegando a 100% ─ ou 103%, se oscilasse inteira para cima a margem de erro recomendada por quem lida seriamente com estatística. A última pesquisa do Ibope informa que o campeão de popularidade ainda não chegou lá. Mas ofereceu a Lula uma descoberta espantosa: o índice de reprovação pode ter chegado a zero.

O próximo post vai mostrar como agem e o que pretendem os adivinhos de araque. Antes, é preciso sublinhar que, no Brasil do Ibope, foram reduzidos a 3% do eleitorado os que acham ruim ou péssimo o desempenho do governo. Se o índice está correto, são 4 milhões de brasileiros. Se a margem de erro oscila para cima, sobem para 8 milhões. Se oscila para baixo, o índice desce a zero. Nesta hipótese, a tribo dos descontentes foi extinta. Não sobrou nenhum.

Já desconfiado daqueles 5%, o comentarista Renato Vieira precisou de cinco palavras para fazer o resumo da ópera: “Nós somos margem de erro”. Ou nem isso, compreendi ao rever a pesquisa. Se o Ibope acertou, é possível que nenhum de nós exista. Nem o colunista, nem os leitores. Há uma lógica nessa loucura: no país do faz-de-conta que Lula governa, não pode existir gente que vê as coisas como as coisas são.

Melhor transferir a interrogação perturbadora para o timaço de comentaristas: nós já não estamos vivos ou os comerciantes de porcentagens pensam que são vivos demais? Vocês decidem.

(Augusto Nunes - Veja - Direto ao Ponto - 25/06/2010)

5 comentários:

  1. Eu também faço parte dessa margem de erro. rs*

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa: Eu nunca fui entrevistada pelo ibope e não conheço ninguém que tenha sido... mistério né??
    Creio em manipulação em massa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Berenice,

    Eu, tu são margem de erro, colocaram uma borracha em nós e nos "apagaram"..

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Temos mesmo que contestar o que nos gera dúvida.
    Eu já fui entrevistado e não faço parte da margem de erro. Conheço muitos que não fazem. Mas se é manipulado ou não, não posso afirmar.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.