domingo, 20 de junho de 2010

Tootsie (ou a Dilma/Lula)

.


O medo costuma gerar estigmas terríveis em época de eleição. Pegue-se o caso de Regina Duarte na eleição de 2002, quando a atriz afirmou que sentia medo que Lula fosse eleito e tornou-se uma espécie de Geni do PT e associados. O medo não costuma ser um bom companheiro, eu sei. Mas tive uma visão aterradora e, confesso, estou com medo. Não vou declará-lo publicamente em jornais, programas de tv ou no horário político do PSDB ou do PV. Tampouco vou alardeá-lo por aí, como um profeta abilolado. Mas vou confessá-lo aqui, à boca pequena, no meu divã virtual, minha modesta porém honesta coluninha blogueira. Estou com o medo Tootsie.

Lembra da Tootsie? Aquele personagem impagável, que Dustin Hoffman interpretou magistralmente. Refresco sua memória, um ator desempregado, Hoffman, traveste-se e se faz passar por uma mulher para conquistar um emprego como atriz numa telenovela. O que tem a Tootsie a ver com meu medo? Lula andou falando por aí que ele é a Dilma, e que a Dilma é ele. Até aí, estamos carecas de saber. Lula quer se confundir com Dilma, quer que os eleitores leiam (os que sabem ler, evidentemente) Lula onde está escrito Dilma. Até aí morreu o Neves, diria o outro. Se esse Neves era o Tancredo, eu não sei. O que eu sei é que tive uma terrível premonição. Fui acometido por uma visão do palácio do Planalto daqui a um ano. Dilma se elegera. Mas ao chegar para o trabalho, aquela senhora um tanto quanto desengonçada, caminhando a passos decididos rampa acima, não é a Dilma. É o Lula, travestido de Dilma.

Equilibrando-se sobre os saltos altos e sem vestígios da famosa barba, o homem até que segurava bem a onda. Belisquei-me para despertar de tão aterradora visão. Pronto, confessei. Esse é o medo Tootsie. E se Lula já provou que além de político habilidoso é também um excelente ator, não duvido que acabe superando o mestre Dustin Hoffman e, estimulado por delírios megalômanos, sonhe com um Oscar na estante ao lado do Nobel. Resta saber se Dilma, o personagem, conseguirá superar Tootsie.

(Tony Belloto - Veja - Cenas Urbanas)

Um comentário:

Seu comentário é muito bem vindo.