"O tal do bônus demográfico nada mais é do que isso: a sua população em idade de trabalho ativo é maior que sua população dependente, jovem, criança e velho. Mas a terceira idade, a terceira idade está ficando difícil... A gente vai ter que estender ela um pouco mais para lá", disse Dilma à imprensa na saída do fórum "Brasil - A construção da 5ª maior economia do mundo".

Fernando Donasci/Reuters
Dilma sinalizou que, se eleita, poderá propor mudanças na  Previdência Social que incluam um prazo mais longo de contribuição.
Petista Dilma Rousseff sinalizou que, se eleita, poderá propor mudanças na Previdência Social

Perguntada diretamente se tinha como proposta de governo o aumento do tempo de contribuição, Dilma disse que fez uma "brincadeira consigo mesmo". Ela tem 62 anos, o que se encaixaria na 3ª idade. "É a minha terceira idade", disse, mas emendou logo a seguir: "Eu acho sempre que vai ter de haver, vai ter de olhar a questão etária do país, e tomar providências para isso, mas eu não tratei desse assunto."

No setor privado, a aposentadoria por idade pode ser solicitada aos 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), desde que observado um tempo mínimo de contribuição à Previdência Social, hoje de 174 meses.

Seminário

Dilma participou hoje de seminário promovido pela revista "Exame", em São Paulo. A pré-candidata afirmou que o Brasil tem vantagens em relação a outros países pelo diferencial em energias não renováveis, como o pré-sal. "O pré-sal é o nosso passaporte para o futuro."

A petista falou hoje por 38 minutos sobre os desafios do país, entre eles a inovação e o crescimento com a mobilidade social. Segundo ela, sem inclusão digital o Brasil não pode chegar aonde quer.

"Só o governo central não é suficiente para dar conta desse imenso processo de mobilização", disse Dilma ao destacar a importância da sociedade, da classe empresarial, dos governos estaduais e municipais.

Acompanharam a petista durante o evento o coordenador de sua campanha, Antonio Palocci, o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP), a pré-candidata ao Senado Marta Suplicy (PT) e o senador Aloizio Mercadante, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo.

(Ana Flor - Folha Online)