quinta-feira, 25 de março de 2010

Salsa verde (Para acompanhar pratos mexicanos)

.

Salsa verde/Molho de tomate verde

(Para acompanhar pratos mexicanos)

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

- 6 tomates verdes
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 pimentas verdes sem sementes picadas finamente
- 1/2 maço de coentro picado grosseiramente
- 2 abacates
- 1/2 maço de salsa picada grosseiramente
- suco de 2 limões
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

1.Corte os tomates ao meio. Retire as sementes e coloque-as numa peneira, sobre uma vasilha. Corte a polpa em cubinhos e reserve. Corte a cebola ao meio e rale-a em ralador fino. Reserve.

2.Corte os dentes de alho ao meio e retire os miolinhos (amargos). Pique-os finamente. Num pilão, esmague o alho com a pimenta verde e uma pitada de sal até obter uma pasta homogênea. Adicione um pouco de coentro e toda a cebola à pasta. Ainda usando o pilão, continue sovando até obter uma pasta verde granulada.

3.Com uma colher de madeira, passe as sementes do tomate pela peneira até extrair todo o suco. Descarte as sementes e adicione o suco à pasta já preparada.

4. Corte os abacates ao meio, tire o caroço e descasque-os. Corte a polpa em cubos de 1 cm. Junte a polpa de abacate e o tomate à pasta. Amasse um pouco, de modo que a mistura fique parte em pedaços, parte triturada. Junte a salsa e o restante do coentro. Mexa. A seguir, adicione o suco de limão e o azeite de oliva e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino e prove. O abacate deixa o molho doce; o tomate e o limão, ácido; e as pimentas dão o toque picante. O molho deve ficar realmente apimentado e azedo. Adapte ao seu paladar a quantidade de pimenta verde.

5.Sirva numa molheira, em sanduíches ou sobre linguiças e bifes grelhados de carne de vaca ou de cordeiro. Este molho vai bem com quase tudo.