sábado, 29 de novembro de 2008

Os bastidores da política doméstica

.
- Boa tarde, minha senhora. Eu gostaria de comprar seu voto, já para as próximas eleições para Presidente.
- Com quatro anos de antecedência?!
- Pra não ficar aquela correria de última hora. Seria feito mediante a um contrato, tudo dentro da lei.
- Contrato...
- Contrato de compra e venda. A senhora faz uma escritura do seu voto e passa pro meu nome. Seu voto passa a ser meu, oficialmente.
- Aí o senhor guarda meu voto.
- Aí não sei. Eu poderia vender, alugar, sublocar, enfim...
- Alugar?! Vender?!
- Pra algum candidato. Se eu, por acaso não concorresse. Claro que eu teria que vender por um bom preço... Pela mão de obra, entende?
- ...?
- Mão de obra por ter conseguido o voto. Ter vindo aqui, ter perdido tempo com a senhora, ter tomado esse cafezinho pavoroso que a senhora preparou.
- Pavoroso...
- Pavoroso no bom sentido. Pavoroso no sentido de delicioso, entende?
- Olha aqui, esse negócio de o senhor vender meu voto, cobrando caro... vai acabar virando tráfico. Daqui a pouco isso aqui tá uma boca de fumo, quer dizer, uma boca de votos.
- Se a senhora não quer, a gente coloca uma cláusula de incomunicabilidade no contrato. Não posso passar pra outra pessoa. A não ser que...
- Quê?
- ... que eu morra. Aí eu deixo seu voto de herança pra um sobrinho meu que está entrando na política.
- Negativo. Não conheço seu sobrinho. E eu ainda não vendi nada para o senhor.
- Mas eu prometo um monte de coisas. Prometo fechar os buracos do bairro, asfaltar a rua, trazer água encanada, abrir um metrô na porta da sua casa. Eu prometo.
- E eu posso acreditar que o senhor vai cumprir?
- Aí não. De fato, não vou cumprir.
- Mas...
- Não vou cumprir. Exatamente isso que a senhora ouviu.
- Peraí... o senhor acabou de me prometer... e o senhor mesmo diz que não vai cumprir?!
- Aí é que está a diferença entre a minha pessoa e os outros candidatos. Eles prometem e simplesmente não cumprem. Eu prometo, mas aviso antes que não cumpro.
- Sei...
- Comigo o eleitor fica seguro. Ele tem tempo de se preparar psicologicamente para saber que não vai ter chongas do que foi prometido.
- E o senhor acha que isso é certo...
- Uma questão de princípios. Sou um político transparente.
- Tô vendo que o senhor não dá a mínima pro país. Pra pátria.
- Depende da pátria. A nossa, eu tenho horror. Não acredito nela.
- Se não acredita... por que está na política?
- Porque é a única pátria que eu conheço que aceita no governo, homens que não acreditam nela.
- Ah...
- E então? Vende seu voto?
- Evidente que não. O senhor não vai fazer nada pela pátria, não vai cumprir o que prometeu...
- Eu até cumpriria, mas é que...
- O quê?
- A senhora não é da minha família, entende? E eu só ajudo meus familiares. Sou a favor do nepotismo. Questão de princípios.
- Que absurdo. Não vai ter meu voto de jeito nenhum.
- E se a senhora... entrar pra minha família?
- Não entendi.
- A senhora casa com um tio que eu tenho, que é meio viúvo. A senhora vira minha tia. Aí eu ajudo.
- Bom... sendo assim... não fica nem bem eu recusar uma proposta dessa.
- Também acho. Uma proposta... de coração.
- Então está tudo resolvido. Quando é o casório? E a transferência do voto?
- Agora. Tenho toda a papelada... tia.

(Elisa Palatnik)

2 comentários:

  1. Berenice,
    Esse é o nosso Brasil,cada um tem seu preço e a Nação nada vale.
    Parabéns pela postagem.
    Um forte abraço,amiga.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma história que deveria vir acompanhada da frase "baseada em fatos reais"! hehehe

    Tem um selo pra ti no Curiosando.

    Abraços e bom domingo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.