sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Caldo de sururu

.


Rendimento: 4-6 porções

Ingredientes

- 2 pimentas-malaguetas sem sementes picadas finamente
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 cebolas médias picadas finamente
- 2 kg de sururus nas conchas
- 6 tomates maduros picados grosseiramente
- 2 folhas de louro
- 300 ml de leite de coco engrossado com farinha de trigo
- sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
- suco de 2 limões e mais fatias para guarnecer

Modo de preparo

Num pilão, triture a pimenta-malagueta, o alho e o sal. Adicione os talos de coentro e transforme tudo numa pasta. Numa panela de fundo grosso, refogue a pasta no azeite. Junte a cebola e cozinhe por 3 minutos, ou até ela ficar macia. Coloque na panela os sururus, os tomates e 500 ml de água. Cubra e cozinhe por 3 minutos. Adicione o louro e continue a cozinhar até as conchas se abrirem (jogue fora as que continuarem fechadas). Tire do fogo e transfira os moluscos e a cebola para uma vasilha. Deixe esfriar. Coe o líquido e reserve.

Retire o molusco das conchas. Passe dois terços dos sururus por um processador de alimentos junto com o tomate e a cebola (já resfriados) e adicione-os ao caldo. Bata o leite de coco com um pouco de farinha de trigo para engrossá-lo e misture-o ao caldo junto com mais 500 ml de água. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Adicione os sururus reservados, tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.

Prove o caldo. Ele deve ficar encorpado e cremoso, com sabor picante. O suco de limão equilibra os sabores e impede que a mistura fique enjoativa. Sirva quente, em xícaras ou copos pequenos guarnecidos com fatias de limão.

Dica do chef Tom Kime: Para deixar o caldo crocante e saboroso adicionar " um punhado de amendoim torrado e triturado".

(Folha Online)