quarta-feira, 28 de julho de 2010

Piada sinistra

.



Os programas de humor da TV estão proibidos de fazer imitações, sátiras e gozações com os candidatos às próximas eleições. Essa piada sinistra (copyright Nelson Rodrigues) atende pelo nome fantasia de resolução 23.191/2009 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas a palavra correta é censura. O texto veta qualquer fala ou cena que "degrade ou ridicularize candidato, partido político ou coligação".

Isso dobra a responsabilidade dos candidatos a presidente, governador, deputado ou senador. Por causa da resolução, caberá exclusivamente a eles a função de degradar a si próprios ou de se ridicularizarem uns aos outros. O que eles já fazem o ano inteiro, certo. Mas, agora, com a mordaça aos humoristas, terão de ser comediantes em tempo integral.

O apoio de Fernando Collor a Dilma Rousseff, por exemplo, cumpre as funções citadas acima e também o inverso delas -a aceitação desse apoio, idem. E os apitos emitidos pelo deputado Indio da Costa, vice de Serra, sobre supostas ligações do PT, também dispensam a intervenção de meus amigos do "Casseta & Planeta" -os sobressaltos que Indio provoca em Serra já são hilariantes por si.

Na verdade, não ficaremos sem o humor político na TV. O horário gratuito obrigatório preencherá esta lacuna. Pena que, escrito por redatores de quinta e interpretado por canastrões, sua capacidade de fazer graça logo se esgotará. Em poucos dias, ao vê-lo surgir na tela, empatando a programação, o normal será que o telespectador desligue a TV e saia chutando baldes.

Mas nem tudo está perdido. As gozações, sátiras e imitações, assim como graves acusações, com ou sem fundamento, continuarão a circular -na internet. E, se conseguirem censurar a internet, sempre restarão as esquinas e os botecos, que é onde o povo exerce o seu irreprimível humor político.


(Ruy Castro - Folha)

3 comentários:

  1. a q coisa né
    nos naum podemos fazer gracinha com os candidatos
    mas eles podem pintar nosso nariz de palhaço e
    achar q somos idiota

    naum vejo nada demais no humor direcionado a ele !!!

    bjim guria

    ResponderExcluir
  2. Olá, Berê!
    É por isso que amo Ruy Castro!
    Ele é de uma franqueza e fina ironia, que emocionam...
    Certíssimo em tudo o que disse: o veto ao humor político na TV, não impedirá o humorismo genuíno dos próprios políticos, ridículos no papel de "bona gente".
    Acho que essa lei não vai colar.
    Lá para as tantas, eles vão descobrir que os humoristas fazem até um trabalho muito bom de propaganda, ao brincar com os nomes dos candidatos! rsrsrs
    Beijos,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  3. O sonho do atual governo e seus aliados políticos é calar o cidadão. Principalmente aquele mais esclarecido, culto, que sabe o que quer.

    Por isso, apesar da mordaça, a gente deve continuar "chutando o pau da barraca"!

    Parabéns pelo texto inteligente e objetivo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.