quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula na corrida do Oscar - Rubens Ewald Filho

.




A primeira sensação que tive ao ouvir a notícia foi de vergonha. Não posso acreditar que um comitê de seleção, supostamente qualificado tenha cometido uma atrocidade dessas e ter escolhido Lula, o Filho do Brasil como o representante do país na competição do Oscar de filme em língua não inglesa. Depois, pensando melhor, achei que eram eles que deviam ficar envergonhados.


Este ano, na verdade, o comitê de seleção, com a desculpa de torná-lo mais democrático, mudou as regras e eu francamente nunca consegui entender direito quem e como votaram. Será teoria da conspiração de minha parte achar que houve manobra eleitoral e mais uma vez neste país se cometeu uma desonestidade?


É incrível que tenham insistido em nomear um filme que o próprio público rejeitou e detectou como uma propaganda descarada, deformando fatos, tenha sido escolhido o melhor num ano que tem 5 X Favela, Bróder, o simpático É Proibido Fumar. Qualquer um deles seria mais indicado para o prêmio.


Além de tudo, um filme já marcado pela tragédia do acidente que deixou seu diretor em coma, com sequelas infelizmente irreversíveis. Agora vai ser um vexame internacional. Vai ser um choque para as pessoas no exterior se derem conta de que estamos parecendo a Itália fascista de Mussolini, quando fazemos filmes de propaganda do nosso presidente, ou até pior, lembrando a máquina de divulgação mundial de Hitler. Talvez assim alguns mais perspicazes percebam o que povo não consegue ver: que há realmente algo de podre neste reino. 

(Rubens Ewald Filho - http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2010/09/24/lula-na-corrida-do-oscar)

3 comentários:

  1. Comentário recebido por email:

    Nunca na história "deste paíf", o Brasil vai estar tão mal representado no Oscar! A hora que a gente pensa que já se chegou ao nível mais baixo neste "paíf", a gente percebe que a linha da sarjeta ainda é alto para nossos níveis atuais. Dá vergonha ser brasileiro! Pelo menos Hitler tinha a Leni Riefensthal e Stalin, Eisenstein. Eu tomei um ENGOV e assisti este filmeco de merda, fracasso de publico, fruto de um puxa-saquismo de um populismo de ralé difícil de se encontrar em outro "paíf".

    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Olá, Berenice!
    Concordo em número, gênero e grau com o texto do Rubens. Um absurdo que não tem explicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei chocada quando soube que esse lixo tinha sido indicado! Não me conformo! Eu não assisti, e nem assistirei, mas já sei que se trata de um lixo! Eu, que sempre fui assídua às transmissões dos Oscar's ; sempre assisti todos os filmes, dessa vez terei que adotar outra postura. Será que esse molusco conseguiu corromper até a Academia...???
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.