terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os Dez Sinais de Alzheimer

.





A Doença de Alzheimer é uma doença relacionada à idade; quanto mais idoso o indivíduo, maior a chance de desenvolver a doença. As estimativas norte-americanas dão conta que uma em cada 8 pessoas acima dos 65 anos têm Alzheimer.



Os Dez Sinais de Alzheimer: 
(veja o artigo original - em inglês)



1- Perda de Memória que compromete as atividades da vida diária. Um dos sinais mais comuns da Doença de Alzheimer é a perda de memória, especialmente o esquecimento de informações recentemente aprendidas. Outras incluem esquecer datas ou eventos importantes; perguntar a mesma coisa diversas vezes; depender de apontamentos ou ajuda da família para coisas que antes dava conta sozinho.Quais alterações são normais para a idade? Algumas vezes a pessoa pode se esquecer de nomes ou compromissos mas depois se lembra deles.


2- Dificuldade em planejamento ou resolução de problemas. Algumas pessoas podem manifestar alterações em suas habilidades de desenvolver ou seguir um plano ou trabalhar com números. Elas podem ter problemas para seguir uma receita conhecida ou se manter em dia com as contas do mês. Também podem ter dificuldade de se concentrar ou demorar muito mais do que antigamente para fazer coisas. Não é considerado doença, entretanto, ter alguns erros ocasionais para fazer o balanço do talão de cheque.


3- Dificuldade em completar tarefas usuais em casa, no trabalho ou no lazer. Pessoas com Alzheimer com frequencia acham difícial realizar as tarefas diárias. Algumas vezes, as pessoas têm dificuldade de dirigir para um local familiar, administrar o orçamento no trabalho ou se lembrar das regras de um jogo favorito. O que é típico de mudança relacionada à idade? Ocasionalmente precisar de ajuda para fazer a programação de um microondas ou gravar um programa de televisão.


4- Confusão no tempo e no espaço. Pessoas com Alzheimer podem perder o controle de datas, estações do ano e a passagem do tempo. Elas podem ter dificuldade de compreender algo que não esteja acontecendo imediatamente. Algumas vezes podem esquecer onde estão ou como chegaram ali.O que é típico de mudança relacionada à idade? Ficar confuso sobre o dia da semana, mas descobrir depois.


5- Problemas para entender imagens visuais ou relações espaciais. Para algumas pessoas, ter problemas de visão pode ser um sinal de Alzheimer. Elas podem ter dificuldade de leitura, julgamento de distâncias ou reconhecimento de cores e contrastes. Em termos de percepção, elas podem passar por um espelho e pensar que mais alguém está na sala. Elas podem não perceber que são elas mesmas no espelho. O que é típico de mudança relacionada à idade? Alterções visuais decorrentes de cataratas ou outros problemas oculares.


6- Novos problemas com palavras na fala ou na escrita. Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade para acompanhar ou participar de uma conversa. Elas podem parar no meio da conversa e não saberem como continuar ou podem ficar se repetindo. Elas podem se complicar com o vocabulário, ter problemas em achar a palavra certa ou chamar as coisas pelo nome errado (ex: podem chamar um lápis de caneta). O que é típico de mudança relacionada à idade? Algumas vezes ter dificuldade em encontrar a melhor palavra.


7- Colocar as coisas fora de lugar e perder a capacidade de reconstituir o que fez. Uma pessoa com Alzheimer pode colocar as coisas em lugares inapropriados ou não costumeiros. Eles podem perder as coisas e serem incapazes de reconstituir seu passos para achá-las novamente. Algumas vezes, podem acusar os outros de as terem roubado. Isso pode ocorre com mais frequência à medida que o tempo passa. O que é típico de mudança relacionada à idade? Colocar as coisas fora de lugar de vez em quando, como um par de óculos ou o controle remoto da TV.


8- Julgamento pobre ou diminuído. Pessoas com Alzheimer podem experimentar mudanças no julgamento e na capacidade de tomar decisões. Por exemplo, elas podem se confundir ao lidar com dinheiro, dando quantias exageradas a vendedores de telemarketing. Elas podem prestar pouca atenção aos asseio pessoal e não se manterem limpas.O que é típico de mudança relacionada à idade? Tomar uma decisão inadequada de vez em quando.


9- Afastamento do trabalho e de atividades sociais. Uma pessoa com Alzheimer pode começar a se desligar de passatempos, hobbies, atividades sociais, projetos de trabalho ou esportes. Ela pode ter dificuldade em se manter atualizada com o time favorito ou se lembrar como executar seu hobby favorito. Também pode evitar se socializar por causa das mudanças que está sentindo.O que é típico de mudança relacionada à idade? Alguns sentimentos de fadiga em relação a trabalho e compromissos familiares ou sociais.


10 -Alterações de humor e personalidade. O humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer pode mudar. Elas podem ser tornar confusas, desconfiadas, deprimidas, medrosas ou ansiosas. Elas podem ficar facilmente descontentes em casa, no trabalho com os amigos ou em lugares nos quais se sintam fora de sua zona de conforto. O que é típico de mudança relacionada à idade? Desenvolver formas muito específicas de fazer as coisas e se tornar irritável quando a rotina é perturbada.

.

4 comentários:

  1. Ei Berenice,
    Boa tarde,
    Amiga convivo com uma portadora de Alzheimer,e estes dez sinais estão bem claros e verdadeiros,são pessoas que ao mesmo tempo que estão bem, sorrindo se tornam agressivas ao ponto de bater, ou lançar o que estiver na mão, ja me disseram não ser todas,falam a mesma coisa sucessivamente,escondem objetos,alimentos,perdem a noção do ambiente em que se encontram, esquecem o nome das pessoas,e vivem do passado.As vezes se tornam crianças, ao ponto de terem atitudes lastimáveis como crianças.Portanto deve se haver uma grande preparação para a pessoa responsável por ela e os familiares, pois não é fácil, apesar de as vezes serem dóceis e inseguras.Otimo post

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha Avó Está Com Alguns Desses Sinais , Oquê Que Eu Faço ?

    ResponderExcluir
  3. Minha Avó Está Com Alguns Desse Sintomas , Oque Que Eu Faço ?

    ResponderExcluir
  4. Procure um Geriatra para confirmar. É uma doença que não tem cura, mas que, até certo ponto, pode ser controlada.
    Abçs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.