segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quando tudo parece perdido...

.







Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. 

Na verdade, o autor era pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento procurou-se um 'bode expiatório' para acobertar o verdadeiro assassino. O homem foi levado a julgamento e o resultado seria a forca.

Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo da historia. 


O juiz, que também fazia parte da conspiração que iria levar o pobre homem à morte, procurou simular um julgamento justo, propondo o seguinte:

Disse o juiz: 


- Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor; vou escrever em um pedaço de papel a palavra INOCENTE e em outro pedaço, a palavra CULPADO. Você escolherá um dos papeis e aquele que você escolher, será o veredicto. O Senhor, por suas mãos, decidirá seu destino, determinou o juiz. 


Sem que o acusado percebesse, o juiz separou os dois papeis, mas em ambos escreveu CULPADO, de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance do acusado se livrar da forca. Não havia saída. Não havia alternativas para o pobre homem. 


O juiz colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um. 


O homem pensou alguns segundos e pressentindo o que estava ocorrendo, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papeis e, rapidamente, colocou-o na boca e o engoliu. 


Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem.

- Mas o que você fez ? E agora ? Como vamos saber qual o veredicto ?

- É muito fácil, respondeu o homem - basta olhar o pedaço que sobrou e saberemos, pois
escolhi e engoli o seu contrário. 

Imediatamente o homem foi libertado.





Moral da história:


Atitudes sábias valem mais do que se perder em explicações...

.

3 comentários:

  1. Ola Berenice,
    Boa noite,

    Amiga até o tolo quando se cala se torna sábio, o justo jamais será abalado quando nele ha fidelidade, sinceridade, este homem teve uma sabedoria imensa sem precisar agredir ninguém, sem ter que se justificar, pois poderia se embaralhar nas palavras,apenas agiu de forma sábia e bem pensada,chegando a sua própria inocência..."Atitudes sábias valem mais do que se perder em explicações"...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ola querida berenice, td bem ? sou um dos seus amigos no dihitt vim conferir seu blog e gostei muito , bom gostaria de sua vizita no meu tbm e se gosta me siga por favor abçs
    clica para entra no site

    ResponderExcluir
  3. OI Berenice.
    adorei esse texto muito lindo mesmo.
    concordo tudo que a nossa amiga Cecilia falou assino embaixo tudo.
    um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.