quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Que futuro o Brasil terá com esses jovens da USP?

.

Lalo de Almeida/Folhapress
Estudantes que ocuparam prédio administrativo da FFLCH carregam caixa com 
alimentos para dentro do local


Que futuro o Brasil terá com esses jovens da USP, expõe leitor


Há alguns meses, os governantes e, principalmente, a Polícia Militar foram quase que linchados pela mídia e pelos próprios estudantes da USP (Universidade de São Paulo) porque viram um colega de classe -Felipe Ramos Paiva, 24 - ser morto com um tiro na cabeça dentro do campus após um assalto.

Não havia policiamento no campus, e várias foram as "queixas". Hoje, talvez, os mesmos estudantes estão em conflito com os policiais que eles mesmo pediram para estar lá! Porém, agora eles perceberam: "Meu, não poderemos mais fumar nossos baseados em paz."

Os policiais estão fazendo o trabalho deles e, como um "ex-universitário", realmente não dá pra acreditar na versão dos estudantes que dizem que os três amigos estavam estudando dentro do carro, ao invés da versão dos policiais de que eles estavam é "bolando" o seu beck!

Como estudante, nunca achei que o carro fosse o melhor lugar para estudar, ainda mais se tivesse a oportunidade de ser aluno da maior universidade do país!

Enquanto o Brasil é assolado por tantos outros males, na própria corrupção política, continuamos a ver as mesmas manchetes sobre este caso. No passado, universitários saiam às ruas para tentar transformar a história do país, como nas "Diretas Já" e no governo Collor.

Hoje assistimos os nossos universitários encapuzados como verdadeiros criminosos em centros de detenção defendendo o seu direito de fumar maconha em paz. Ainda há valores na sociedade?! Não, acho que não. Por que eles não vão se revoltar contra todas as calamidades que sofremos como cidadãos brasileiros?

Eles são os filhos dos ricos que provavelmente não possuem os mesmos problemas que a classe "trabalhadora" do país tem. É engraçado porque até mesmo os criminosos encapuzados nas rebeliões dos presídios, quando o fazem, sempre reivindicam melhorias à sua qualidade de vida dentro da penitenciária. Por sua vez, os jovens da USP usam máscaras e camisas cobrindo seus rostos apenas para defender o seu direito e pedindo que a PM agora saia do campus.

Todos estão ali movidos pela mesma "consciência aberta" que universidades como a USP promovem: a "liberdade de expressão". Nada mais do que verdadeiros desocupados --para não dizer outra coisa--, que ainda recebem as gordas mesadas dos seus ingênuos pais, que talvez nem saibam que seus filhos são uns daqueles encapuzados na multidão que eles assistem na televisão.

Jovens de classe média/alta que, por tamanhas "desilusões" e dificuldades de suas vidas turbulentas na faculdade, são "levados" a usar drogas. Verdadeiros vândalos que acreditam que possuem o direito de depredar os prédios públicos que nós pagamos para eles. Tudo a favor desta minoria da sociedade que mantém o tráfico de entorpecentes.

Sim, os problemas do Brasil ainda são muitos. Este episódio da USP é quase que uma comédia diante de tantos outros dramas que temos hoje. Creio que tudo já seria muito diferente se os pais e mães realmente educassem seus filhos. Se ainda existissem as "belas" palmadas da correção, as que ensinam junto com a educação do berço o valor de muitas coisas que hoje já não são mais ensinadas.

São apenas marmanjos totalmente mimados, com belos carros na garagem de suas repúblicas, que não trabalham, e que desde meninos já aprenderam a ter um mundo fácil São estes amigos(as), que um dia serão os nossos médicos, advogados, escritores, filósofos e os profissionais da nossa sociedade.

O pior de tudo é que, com orgulho, ainda irão dizer aos seus próprios filhos que um dia, na história do nosso país, militaram a favor de importantes direitos estudantis: a favor de um "baseado da paz".

Estamos perdidos, para não dizer outra coisa.


(Thiago William Capucin - Painel do Leitor /Folha de São Paulo - Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1000488-que-futuro-o-brasil-tera-com-esses-jovens-da-usp-expoe-leitor.shtml)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.