domingo, 11 de abril de 2010

Daisdoida – essa grife é uma loucura

.
Daisdoida - loucura de grife


Fashion Downtown - Abertura do Evento



Um grupo de pacientes psiquiátricos está criando uma nova grife da cidade de São Paulo, com direito a abertura de uma loja no centro, prevista para o fim deste mês. Nome da grife: Dasdoida. Essa é daquelas invenções que mostram o poder mágico da educação --mais detalhes estão no www.catracalivre.com.br.

Pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (Itapeva) produziam, nas oficinas, peças de decoração, acessórios e roupas. Daí veio a ideia da grife, da loja e, claro, do bem-humorado nome.

Os modelos --os próprios pacientes com suas criações--- se apresentaram nesta semana num desfile no centro de São Paulo. Tema do desfile: Fantasmas. A proposta foi convidar os espectadores a soltar suas próprias loucuras.

Isso é que é um bom exemplo de cidade equilibrada, na qual o espaço público serve para todos desfilarem, mostrarem seu potencial, e até ganharem seu dinheiro.

Tudo o que for ali vendido ali – roupas, objetos de decoração e acessórios – é produzido por pacientes com distúrbios mentais, atendidos por psiquiatras.

A ideia começou no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Itapeva, onde os pacientes produziam, nas oficinas, objetos de design e roupas. Amadureceram, aos poucos, o projeto de ter uma grife e, em seguida, a loja. Era um jeito de os pacientes assumirem a sua identidade e se sentirem produtivos.

Nesta semana, a Daisdoida, com o tema “Fantasma”, fez sua primeira exposição: os pacientes se fizeram de modelos e apresentaram suas criações no Fashion Downtown, criado para que os lojistas do centro exibam seus produtos. Os desfiles acontecem na Praça do Patriarca.

(Gilberto Dimenstein - Fontes: Folha Online e Catraca Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo.