quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BCs mundiais anunciam corte de juros

Ação conjunta pretende conter desaceleração econômica.
EUA, Europa e Inglaterra reduziram taxas.

Bancos centrais de vários países anunciaram nesta quarta-feira (8) cortes em suas taxas de juros, em uma tentativa de conter a desaceleração da economia mundial, afetada pela crise financeira.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) anunciou o corte dos juros de 2% para 1,5% ao ano. "O Comitê de Política Monetária tomou essa atitude frente às evidências que apontam para o enfraquecimento da atividade econômica e de uma redução nas pressões inflacionárias", esclareceu o Fed em comunicado.

Em Londres, uma reunião extraordinária do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra decidiu pela redução da taxa de juros do país em 0,5 ponto percentual, para 4,5%. A última redução da taxa havia ocorrido em abril, de 0,25 ponto percentual.

Em comunicado, o Banco da Inglaterra aponto que "não se deve esperar que o corte de juros resolva os atuais problemas nos mercados financeiros e que um aumento significativo no capital do setor bancário é necessário".

Em ação coordenada com as outras instituições, o Banco Central Europeu (BCE) também decidiu nesta quarta reduzir a taxa básica de juros da região, de 4,25% para 3,75%. Cinco dias atrás, o BCE havia decidido pela manutenção da taxa, elevada ao patamar de 4,25% em julho deste ano.

(E no Brasil, como sempre na contra-mão, os juros sobem... Dá para entender???)

.

Um comentário:

  1. Berê... Tem muita coisa nessa crise que não dá pra entender...
    Por exemplo: a origem da crise é a especulação americana, que segundo algumas fontes já levou os USA a perder mais de US$ 12 TRILHÕES, e o US$ continua em alta... Dá pra entender?
    Essa crise não tem qualquer semelhança com qualquer outra já ocorrida na economia mundial, e na minha modesta opinião, TODOS os economistas estão simplesmente abestalhados e sem saber muito o que fazer pois não existe paradigma para essa situação... Sabe aquela história da tentativa e erro?
    A coisa está tão ruim que eles estão tentando qualquer coisa...
    Ninguém sairá ileso desta grande M, e TALVEZ os mais ousados sofram menos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.