quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Presidente, não adianta chorar

.
Faz tempo que o presidente Lula é alertado a respeito dos riscos de manter os juros altos. Apesar de seu desconforto e das pressões que fez sobre o BC (Banco Central), Lula bancou uma política monetária que combateu duramente a inflação, mas também valorizou demais o real na comparação com o dólar.

Com a crise internacional, a situação cambial se inverteu. O real perdeu valor rapidamente, e empresas que apostaram na moeda forte, agora sofrem fortes prejuízos.

"Lula está chateado, contrariado. Depois que caiu a ficha da gravidade da crise, culpa especuladores pelos problemas. Ora, há parcela de responsabilidade do governo. A política de juros altos talvez tenha sido feita além da conta. Muita gente séria apontava erro de dosagem. Agora, presidente, não adianta chorar as pitangas".

Com os juros altos, os grandes bancos preferem apostar nos títulos do governo a voltar a fornecer crédito. "O presidente reclamou com eles e ouviu respostas desanimadoras. Lula enfrenta o seu mais importante teste econômico. Se fracassar, poderá ver a alta popularidade ir pelo ralo".

(Kennedy Alencar )

2 comentários:

  1. Nossa taxa básica de juros é absurda e o BC só pensa em aumentar, aumentar... Dizer que essa é a única forma de conter a inflação é uma grande ignorância. Espero que "caia a ficha" como bem diz no artigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É, não dá pra perder tempo em lamentações. E nem ser mais realista que o rei, com um capitalismo mais ortodoxo que o de Wall Street.
    E, para dar um jeito, já que a Velhinha aí do post abaixo ensina que há jeito para tudo, é só querer, então que o Brasil tenha personalidade para entender que esta este resfriado é dos outros. Nós, que temos o remédio, não vamos juntos para a UTI, vamos ajudar a juntar os pedaços, de um novo começo. Assim espero, sem ser parente da outra velhinha, a de Taubaté.
    Abraços, Edu

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo.